Reforma investiga detalhes originais do prédio projetado pelo arquiteto David Libeskind e restaura revestimentos autênticos
O projeto de renovação deste apartamento, situado em um prédio projetado pelo arquiteto David Libeskind na área dos Jardins, em São Paulo, visa simplificar as divisões internas e aprimorar a iluminação natural dos ambientes por meio da fachada frontal, que inclui um elemento vazado da estrutura. No decorrer da reforma, idealizada pelo Estudio Imo, foi realizada uma cuidadosa investigação sobre os detalhes originais do prédio, buscando restaurar revestimentos autênticos como os pisos de taco na sala e nos quartos, e o piso de marmorite na varanda.
O layout do apartamento é organizado em cinco áreas principais: a sala de estar, que constitui o núcleo central e se conecta com a sala de jantar e a varanda por meio de uma estante metálica; a cozinha e a área de serviço, que foram expandidas para melhorar a iluminação e a ventilação, podendo ser integradas à sala de jantar através de uma ampla porta de correr.
A seleção de materiais foi influenciada tanto pelos revestimentos originais restaurados quanto por novos acabamentos, escolhidos por sua ampla variedade de cores e sua conexão com técnicas artesanais. Isso inclui o revestimento lateral da bancada da cozinha, as pastilhas cerâmicas e os ladrilhos hidráulicos.
O quarto principal, que se divide em dois ambientes distintos, o escritório e a área de dormir.
Imagens: Manuel Sá