The Roof House Easy Resize com

PONTO focal

‌‌Uma‌ ‌árvore,‌ ‌que‌ ‌deveria‌ ‌ser‌ ‌preservada‌ ‌no‌ ‌local,‌ ‌foi‌ ‌o‌ ‌ponto‌ ‌de‌ ‌partida‌ ‌para‌ ‌este‌‌ projeto‌ ‌de‌ ‌espaços‌ ‌amplos‌ ‌e‌ ‌conectados.‌‌

 

A Roof House, apelidada assim por conta da enorme cobertura que domina praticamente todo o terreno de lados iguais, de 190 m², é um projeto complementar à uma antiga casa da família que fica muito próxima dali, na região metropolitana de Lat Phrao, distrito de Bangkok, Tailândia. O cliente queria uma estrutura que pudesse oferecer atividades complementares às funções existentes da antiga casa, com grande espaço de uso comum onde toda a família pudesse se reunir e receber, mas que ao mesmo tempo fosse flexível o bastante em caso de futuras demandas e consequentes transformações.

Com tal proposta em mente, Nuttapol Techopitch e os arquitetos da Looklen Architects desenvolveram uma tipologia de planta aberta e integrada onde todos os ambientes compartilham o mesmo amplo espaço. A presença de uma árvore bem no meio do terreno, que deveria ser preservada, demarcou que a planta da casa fosse organizada ao redor de um pátio central que a acolhe. Este pátio, afinal, tornou-se o ponto focal do espaço programático da casa, funcionando como um lugar de descompressão e de conexão com o mundo exterior, íntimo e reservado, cercado por uma série de espaços fluidos e interconectados. As aberturas voltadas para o norte e o leste possuem cinco metros de altura, inundando os espaços interiores com luz natural ao longo do dia.

 

The Roof House Easy Resize com

The Roof House Easy Resize com

 

Para o paisagismo, foi levado em consideração critérios climáticos, o design e orientação da casa, que foi planejada para gerar sombra e ventilação abundante, e aspectos botânicos, como perfume e visual.  A família tem um cão de estimação que adora cavar, e o projeto levou isso em consideração, propondo plantas de folhas largas e criando um modo de plantar que facilite a substituição, caso necessário.

A grande cobertura, executada em aço, que emoldura e protege o pátio interior, permite abundante iluminação e ventilação natural aos ambientes interiores, estrategicamente proporcionando um melhor desempenho energético. Além disso, fornece sombra para as outras áreas por seus longos beirais. O forro de madeira Beger foi escolhido para proporcionar uma atmosfera mais aconchegante à um espaço “transparente”, assim como para proporcionar um melhor desempenho acústico e térmico neste como um todo. Piso Casa Rocca.

A planta da casa foi organizada ao redor de um pátio central que acolhe a árvore existente e distribui os espaços da casa a partir do espaço criado para ela.

 

The Roof House Easy Resize com

The Roof House Easy Resize com

 

O projeto de iluminação foi concebido para proporcionar tantas opções quanto possível, desde iluminação pontual até uma fita de LED perimetral que ilumina a parte baixa de toda a cobertura em seus quatro lados. As esquadrias são Fameline e o envidraçamento é Guardian.

 

The Roof House Easy Resize com

The Roof House Easy Resize com

 

A frente da casa possui grande abertura, contemplada por uma ampla estrutura de 14 metros de comprimento. Para construir uma perspectiva interessante, a parede, junto ao acesso, também foi inclinada como se refletisse o ângulo do telhado, compatível com o pátio central.

 

Foto Easy Resize com

The Roof House Easy Resize com

 

floorplan

 

floorplan

 

 

 

 

 

 

Por Redação
Imagens: Varp Studio

Compartilhe este post