Apostas e paletas apresentadas pela Pantone, Coral, Eucatex, Suvinil e Sherwin-Williams para o próximo ano!
Muito se deseja que 2021 traga consigo boas perspectivas, após um ano tão turbulento como foi 2020. Coragem, renovação, equilíbrio e esperança são algumas delas! Pelo menos é isso que indicam as pesquisas de tendências das principais marcas de cores e tintas, que estudam comportamentos e os traduzem nos tons e paletas que devem colorir o ano seguinte. Reunimos aqui as apostas da Pantone – apresentadas na penúltima semana -, Coral, Eucatex, Sherwin-Williams e Suvinil para 2021.
PANTONE
marca global anunciou na última quarta (9) suas apostas para o próximo ano. Assim como em 2016, foram eleitas duas cores complementares, o 17-5104 Ultimate Gray, um cinza emblemático, e o 13-0647 Illuminating, um amarelo brilhante. A ideia é que a força e alegria do amarelo se complemente à segurança e estabilidade do cinza. A empresa ainda apresentou cinco paletas com os tons: Aviary, um grupo de cores emblemáticas e alegres inspirado na plumagem dos pássaros; Enlightenment, conjunto mais suave, com cinza, lilás e rosa claros; Intrigue, com uma fusão de influências e tons terrosos e vibrantes; Orbital, inspirado no espaço sideral, com tons brilhantes; e Sun and Shadow, com terrosos da natureza.
CORAL
O terroso Pedra Esculpida foi o eleito pela marca, por meio do ColourFutures, um estudo global promovido pela AkzoNobel que investiga comportamentos, para 2021. A partir desta pesquisa, a empresa de tintas apresentou ainda quatro paletas: Cores expressivas, para ambientes cheios de personalidade; Cores para unir, a partir da tendência da solidariedade, potencializada na pandemia, que se traduziu em terrosos, neutros e suaves; Cores atemporais, como amarelos, ocres e neutros, tem tudo a ver com valorizar o passado e buscar relevância para o futuro; e Cores do planeta, com tons que remetem ao mar, céu, grama, árvores e ao solo.
EUCATEX
A empresa também apostou em um amarelo para o próximo ano, o Manteiga de Cacau. A cor foi resultado de um estudo desenvolvido em parceria com a consultoria Tendere e rendeu também quatro paletas para diferentes perfis comportamentais. Tradição fragmentada traz um conjunto baseado na desconstrução das maneiras em que são pensadas a moda e o design; Nômade Natural, baseada nas formas da natureza, das florestas de eucalipto da Austrália ao semiárido brasileiro; Um romance com Kurt, na qual Kurt Cobain e seu estilo grunge são inspiração; e Mix étnico e majestoso, com cores vivas e uma profusão de interessantes contrastes.
SHERWIN-WILLIAMS
O estudo de tendência da marca resultou em uma vasta coleção, composta por quarenta tons divididos em quatro paletas, uma para cada perfil de consumidor. Santuário é alinhada ao design escandinavo, ideal para ambientes onde menos é mais; Encontro tem como base as heranças e histórias por trás delas e é voltada para espaços com materiais naturais; Continuidade, pensada para ambientes cotidianos, com brancos, grafites e toques de cores; e Fusão, que tem como foco a expressão criativa por meio do uso das cores.
SUVINIL
O pôr-do-sol foi a inspiração para o rosa Meia-Luz, eleito tom de 2021 pela marca. O estudo Suvinil Revela apontou ainda três paletas, com 38 tons, que traduzem diferentes comportamentos. Resgate propõe uma busca pelo passado, comportamento evidenciado em momentos de crise como o que estamos vivendo; Consciência propõe repensar o consumo e buscar um novo minimalismo; e Conexão sugere um olhar otimista sobre a tecnologia e como a presença ativa no ambiente digital pode ajudar a conectar pessoas ao redor do mundo.
Por Redação
Fonte – Olhares
Imagens: Divulgação