Easy Resize com

Tendências e recomendações em um cenário de crescimento do mercado imobiliário

Mude seu mindset e se reinvente!

 

O ano de 2020 foi para lá de atípico e desafiador, promovendo transformações profundas na sociedade e nos negócios, no Brasil e no mundo. Embora a pandemia tenha tido alguns impactos no setor da construção, o cenário para o mercado imobiliário é de crescimento para os próximos anos, considerando a baixa taxa de juros no País.

Considerando esse cenário, elencamos as principais tendências desse futuro próximo e  as principais recomendações para as empresas do setor conduzirem sua jornada.

 

Foco em planejamento, gestão e suprimentos A expectativa é a de que o volume de negócios imobiliários cresça. Ao mesmo tempo, os preços finais dos imóveis serão pressionados pelo aumento dos custos de materiais e de mão de obra. As exigências do cliente tendem a se elevar e a competição entre as empresas ficará mais acirrada. Nesse cenário, quem tiver planejamento e gestão bem resolvidos, desenvolvimento e parceria com fornecedores e uma boa cadeia de suprimentos, sairá na frente!

Gestão da qualidade e do atendimento à norma de desempenho — O aumento do volume de obras será um fator de pressão sobre a garantia da qualidade das obras, a gestão dos processos e o atendimento ao desempenho das edificações. Por isso, antecipe-se, capacite suas equipes, crie padrões normativos e prepare sua empresa para garantir a qualidade e o desempenho dos seus empreendimentos!

A sustentabilidade está se voltando para o bem-estar dos usuários — Essa é uma das transformações trazidas pela pandemia de Covid-19. As exigências relativas à sustentabilidade passaram a enfatizar conforto térmico, acústico e lumínico, assim como a saúde e a qualidade de vida dos usuários. Estude os novos modelos de certificação focados em saúde e bem estar e incorpore esses requisitos em seus empreendimentos!

O ESG é a bola da vez   Os investidores, os fundos e os bancos, cada vez mais, vão priorizar as empresas que incorporem em sua gestão os princípios e práticas de responsabilidade ambiental, social e governança. Não fique de fora desse movimento, defina uma política de sustentabilidade corporativa, conscientize seus colaboradores e implante seu Sistema ESG.

Industrialização é um caminho sem volta  Sistemas construtivos convencionais não serão capazes de atender aos índices de produtividade e eficiência exigidos por um mercado aquecido. Haverá um incremento da industrialização na construção e da construção off-site, exigindo das empresas pesquisas e estudos sobre novas alternativas construtivas. Não perca o timing e acompanhe esse movimento.

Transformação digital em curso O movimento de introdução de tecnologias digitais pelas empresas da construção civil foi intensificado e agilizado pela pandemia, em especial nos processos de marketing, vendas e contratos digitais, além da comunicação digital. A demanda por soluções digitais em todas as etapas do desenvolvimento, comercialização, projeto, produção, entrega e operação dos produtos imobiliários deve permanecer em alta nos próximos anos. Faça parte dessa transformação, incorpore a cultura e as ferramentas digitais em seus produtos e processos.

Inovação como diferencial competitivo Cada vez mais, a inovação adquire protagonismo ao apoiar o desenvolvimento de novos produtos, reinventar o marketing, melhorar processos e criar novos modelos de negócios. A inovação deverá fazer parte da agenda competitiva das empresas da construção, lembrando que inovação deve sempre estar alinhada à estratégia do negócio e deve sempre gerar resultados mensuráveis. Mude seu mindset e se reinvente!

 

 

Por Por Roberto de Souza, presidente do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações ([email protected])

Compartilhe este post