Teia de tubos luminosos explora resistência humana à tecnologia na Bienal de Veneza
O pavilhão Latvian na Bienal de Arquitetura de Veneza explora a resistência humana à tecnologia com uma instalação chamada “não é para você!” com curadoria da NRJA. A exposição convida os visitantes à uma casa arquetípica cercada por uma teia de tubos de plástico preto, que parece sinistro no início, mas depois ganha vida com luzes piscando. A instalação interativa localizada no Arsenale se concentra na relação contraditória entre pessoas e tecnologia no contexto da arquitetura e reflete sobre a convivência humana com as máquinas inteligentes atuais.
A NRJA propõe que, embora tecnologias avançadas possam ser usadas para encontrar soluções para questões globais como as mudanças climáticas, elas podem ser vistas como desnecessárias e confusas, resultando na resistência dos habitantes em adotar essas tecnologias em suas casas. Com isso em mente, e o tema geral da bienal colocado por Hashim Sarkis, a instalação da NRJA tenta responder à pergunta “como conviver com a máquina?”.
Para responder a essa pergunta, os arquitetos instalaram uma estrutura em forma de casa engolida por uma teia de tubos pretos que convida os visitantes a mudar sua perspectiva e descobrir algo divertido em uma estrutura aparentemente ameaçadora. Os tubos reagem à presença humana com luzes, enquanto os passos dos visitantes são artificialmente amplificados com um rangido familiar de assoalhos de madeira. O projeto pretende demonstrar que as pessoas ainda estão no centro da arquitetura no século XXI e que a interação significativa entre seres humanos e tecnologia é possível. A equipe da NRJA quer enfatizar sua crença de que a arquitetura é e será humana enquanto for habitada por humanos.
“Os elos sociais perdidos são substituídos por sinais digitais. Forçados pela necessidade, a sociedade se adaptou e abraçou novas tecnologias em um ritmo sem precedentes. quando a mudança é rápida, as pessoas reconhecem que a situação é séria e podem se adaptar de acordo. A natureza ambivalente da tecnologia marca um novo paradigma na história da arquitetura? Estamos realmente entrando em uma era de arquitetura pós-humana, onde o conforto do usuário será subordinado aos requisitos de sustentabilidade?” – NRJA.
“não é para você!” é acompanhado por um curta-metragem feito por Eriks Božis e Marta Elīna Martinsone e um livro desenhado por Alexey Murashko e ilustrado por Ivars Veinbergs.
Informações do projeto
Nome: não é para você! é para o prédio
Localização: arsenale, veneza
Evento: 17ª exposição internacional de arquitetura – la bienal di venezia
Fonte: Designboom
Fotos: Alessandro Zorzetto e ēriks božis