Projeto arquitetônico gera oportunidades diversificadas e estímulos educacionais aos alunos de nova unidade do Senac São Paulo.
Com o objetivo de estimular essencialmente a criatividade e a multidisciplinaridade no processo pedagógico em um equipamento de vocação educacional, o projeto de arquitetura da Nova Unidade Senac São Miguel Paulista, assinado pelo escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, traz soluções que valorizam a convivência e a integração social, entre as quais se destacam calçadas largas e uma praça na entrada principal criadas para acolher, além dos estudantes, a população do entorno.
Uma “alameda” que cruza o térreo do complexo de ensino composto por três blocos interligados conecta esta praça principal a outra, interna, e aos pavimentos térreos dos edifícios no nível da rua. “É uma via de pedestres concebida para incentivar o uso do espaço por quem vive na região. Nesse trajeto, os visitantes, convidados a adentrar na edificação, encontrarão logo na entrada a biblioteca e, mais adiante, um auditório, com atividades e eventos abertos ao público”, explica Adriana Levisky, arquiteta urbanista sócia titular da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana.
Com 26.000 m² construídos e localizada na zona leste da cidade de São Paulo, a maior unidade já construída do Senac São Paulo oferece cursos técnicos de longa e curta duração nas áreas de informática, beleza e bem-estar, saúde, gastronomia e hotelaria, com 80% de sua oferta destinada para vagas gratuitas. O projeto arquitetônico gera oportunidades diversificadas e novos estímulos educacionais aos alunos, expandindo as opções de ensino e aprendizagem a partir da criação de espaços internos e externos projetados de modo integrado às tradicionais salas de aula.
“Quem está fora enxerga o que acontece internamente, como uma verdadeira vitrine de cursos profissionalizantes e vice-versa. É a aproximação dos espaços público-privado.” – Adriana Levisky
Estratégica e integrada, a composição volumétrica dos três blocos projetados está diretamente relacionada às atividades educacionais que serão ofertadas. A comunicação visual e a luminotecnia exercem papel fundamental para a ambientação dos espaços. Valorizando a flexibilidade de uso, a unidade reúne corredores largos que se transformam em áreas de convivência junto ao hall dos elevadores, compostas por lounges didáticos onde, por exemplo, é possível ministrar aulas em um formato mais descontraído e fluido. Integrados à arquitetura, a linguagem de cores e pictogramas, bem como os percursos luminosos, facilitam a orientação do usuário na percepção e usufruto dos ambientes.
O terreno, bastante arborizado, motivou a manutenção das árvores existentes e a construção de espaços qualificados para o convívio entre práticas educacionais e atividades de lazer, convivência, estudos ao ar livre e entretenimento. Uma das diretrizes foi manter ao máximo a vegetação pré-existente, gerando uma grande praça interna para a qual vários laboratórios e salas de aula, rodeados por vidros transparentes, estarão voltados. Enquanto desenvolvem suas atividades, os estudantes poderão usufruir do verde e da iluminação natural abundante.
O bloco principal conta com sistema de fachada ventilada composta por um grande mosaico com placas de agregado cimentício e de material reciclado, com janelas de vidro duplo e micro persianas embutidas na caixilharia. Brises metálicas nas faces norte e oeste protegem as fachadas expostas à incidência solar intensa e conferem estética contemporânea para a edificação.
Aqui a fachada é envolvida por tecido ventilado, fixado em estrutura metálica complementar e serigrafado com informações que podem ser constantemente alternadas e atualizadas em um divertido diálogo com a população que por lá passa.
Por Redação
Imagens: Ana Mello e Pedro Mascaro