Coleção de design assinado por Sergio Batista faz homenagem a mulheres ícones e traz inspiração em peças vintage do século 19.
O século 19 é o ponto de partida para a nova coleção apresentada pela INM Brasil. Bertha, que ao mesmo tempo traz inspirações nas primeiras geladeiras fabricadas naquela época, conhecidas como ‘iceboxes’, carrega em seu nome uma homenagem à duas mulheres nascidas no mesmo período, que se destacaram em suas lutas individuais e que geraram muita repercussão. Bertha também pontua a primeira coleção assinada pelo designer Sergio Batista. Composta por onze peças entre diferentes tipos de cadeiras, buffet e mesa de jantar, a coleção foi lançada oficialmente durante o Salão do Móvel de Milão, que aconteceu na cidade homônima na Itália entre os dias 18 e 23 de abril, e agora será apresentada em todo o Brasil.
Utilizando madeira Peroba Rosa de demolição com dobradiças em design antigo, as peças de Betha possuem um ar vintage e, igualmente, remetem ao bom gosto e à elegância de uma sofisticada época. As antigas iceboxes eram caixas de madeira revestidas com camadas de materiais isolantes, como cortiça, palha ou serragem. Desse modo, era possível manter a temperatura fria por meio do uso de blocos de gelo colocados em compartimentos especiais em seu interior. A Peroba Rosa, por sua vez, é uma madeira nobre e a empresa ressignifica esse material a partir de casas demolidas, proporcionando um toque especial de história e exclusividade a cada peça na qual reforça a valorização pela preservação do meio ambiente, valor intrínseco da marca.
“A proposta inicial de um móvel multifuncional se destacou como um diferencial essencial, pois permitiu a personalização para diferentes ambientes, atendendo às necessidades específicas de cada um. Além disso, a incorporação das ferragens à peça acrescentou-lhe uma singularidade autêntica no seu segmento. A experiência superou todas as expectativas e foi extremamente gratificante” – Sergio Batista.
Para o diretor e fundador da empresa, Claudinei Lopes Bonfim, “acreditamos que essa coleção, assim como a nossa empresa, tem uma linda história para clientes que valorizam a sustentabilidade e a resistência da madeira. Uma coleção que se adequa tanto em áreas internas quanto externas e pode compor ambientes incríveis. Então nossa expectativa é ótima. Acreditamos que é um produto espetacular para quem dá valor a um estilo de vida sustentável e exigente.”
As homenageadas Bertha
Duas grandes mulheres da história, a austro-húngara Bertha Von Suttner (1843-1914) e a brasileira Bertha Lutz (1894-1976), são homenageadas nesta coleção. Bertha Von Suttner foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 1905. Inclusive, ela foi uma das responsáveis pela criação do prêmio, pois ajudou o amigo Alfred Nobel na idealização da homenagem, ocorrida pela primeira vez em 1901. Ela dedicou sua vida à escrita e a pacificação. Seu romance “Abaixo às Armas”, de 1889, se tornou conhecido como um manifesto antimilitarista, pois expõe a violência das guerras sob o ponto de vista de uma mulher. Bertha Lutz, por sua vez, teve um grande destaque no movimento feminista brasileiro, sendo considerada uma das grandes mulheres na história do país. Ela lutou pela conquista do voto feminino no Brasil e pela libertação das mulheres. Além disso, foi cientista e dedicou parte da vida à política.
Com uma sólida trajetória em ressignificar Peroba Rosa, uma madeira nobre e com um acabamento superior, a INM Brasil nasce da indústria mineira Independência Móveis Rústicos. Trata-se de um novo segmento da empresa voltado para o mercado de luxo que vai abrigar peças de criação autoral de design assinado. A Independência Móveis Rústicos fabrica móveis de madeira maciça de demolição, que atende atacado e varejo, há mais de 20 anos. Nascida na cidade de Passos em Minas Gerais, sudeste do Brasil, é possível encontrar móveis da marca por todo Brasil em mais de 80 lojistas. Com fábrica e showroom no Distrito Industrial de Passos, a empresa conta com mais de 7.800m² de parque fabril e cerca de 70 colaboradores diretos. Ao longo de pouco mais de 20 anos, se tornou referência na fabricação de móveis de madeira maciça na região.
Fonte: INM Brasil
Imagens: Divulgação