Mostra ocupa prédio histórico e reúne 36 profissionais de renome, em mais de 30 ambientes. Programação conta com ações especiais de valorização da cultura, mini-talks, apresentações musicais, gastronomia assinada pelo Chef Leo Paixão e muito mais.
A 8ª edição da Modernos Eternos conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de
Estado de Cultura e Turismo, e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), levando a mostra para o futuro Centro do Patrimônio Cultural Cemig, o “Prédio Verde”, inserido no Circuito Liberdade. O encontro anual, voltado para arquitetura, arte, cultura, design, decoração, história e gastronomia, promoverá diálogos com as atividades desenvolvidas pelo Iepha-MG, potencializando ainda mais os atrativos culturais e turísticos da Praça da Liberdade. O evento tem o patrocínio da Gerdau, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Pela primeira vez o edifício sede do Iepha, o Prédio Verde, integrante do Circuito Liberdade, vai abrigar a mostra Modernos Eternos. O edifício faz parte da história da fundação da cidade de Belo Horizonte, o que estabelecerá de imediato a oportunidade de se promover um elo entre a arquitetura do início da capital com os seus movimentos mais recentes. A Praça da Liberdade abriga diferentes estilos – do
eclético ao pós-moderno -, o que estimula a refletir sobre os caminhos da arquitetura, da arte e da cultura, entre a tradição, o moderno e o contemporâneo, tendo o Circuito Liberdade como inspiração e referência.
A Modernos Eternos acontecerá entre 20 de junho a 9 de julho, contemplando, assim, diferentes vertentes, do vintage ao contemporâneo. A programação reunirá 36 profissionais de renome para assinarem mais de 30 ambientes, com as últimas tendências do setor. Haverá também mini-talks com temas que valorizam a cultura, história, moda, arte, além de apresentações musicais diárias com
curadoria da Music Produções e apresentação de ações técnicas por servidores do Iepha-MG. Pelo sexto ano consecutivo, o chef Leonardo Paixão é o responsável pela gastronomia do evento, no Restaurante – assinado pelo escritório Sito Arquitetura – e no Bar – com projeto de Ana Machado e Paula Sallum.
“Estamos muito felizes em ressignificar mais um espaço icônico de Belo Horizonte, e, bem no conceito da Modernos Eternos: combinar o que há de mais contemporâneo na Arte, Design e Arquitetura com muita história e tradição. A Praça da Liberdade data da construção da capital, e hoje é um símbolo máximo da cidade e ponto de convergência de vários dos principais equipamentos culturais do estado, com programação regular de artes, escola de design, feiras e outros eventos. Então, nada mais adequado que receber também a Modernos Eternos” – Josette Davis, realizadora da mostra.
Neste ano, a tradicional Ação Street, terá parceria com o Projeto Bamboo – ação social de oficinas de
capacitação em técnicas de construção de móveis a partir de bambu para regiões periféricas – e apresentará peças desenhadas por 10 profissionais de destaque, confeccionadas em bambu e aço, que
serão expostas no MM Gerdau. Também no museu estará em cartaz a exposição "Minas, Paisagem Revelada", com obras de arte selecionadas, composta de acervo de três colecionadores, que foram agrupadas pelo tema da paisagem, seja ela Urbana ou natural. O conjunto de obras é representadom pelos artistas Aníbal Matos, Nazareno Altavilla, Luiz Signorelli, Genesco Murta, Aristides Agretti, Funchal Garcia, entre outros.
SERVIÇO
MODERNOS ETERNOS BH 2023
Data: 20 de junho a 9 de julho
Local: Praça da Liberdade, 470 | Circuito Liberdade – Prédio Verde | Sede IEPHA MG
Instagram: @modernoseternosbh
Site: modernoseternosbh.com