O sofá modular Luva e as Mesas Cyclade ampliam o portfólio diversificado de design da Herman Miller.
A Herman Miller anuncia o lançamento do grupo de sofás modulares Luva e das Mesas Cyclade—dois designs artísticos criados em parceria com Gabriel Tan, de Singapura, mas que está morando em Portugal. Em uma busca contínua de novas maneiras de trabalhar em todas as disciplinas e reimaginar o artesanato e a tecnologia tradicionais, Tan homenageia uma miríade de interseções culturais com esses projetos incrivelmente confortáveis — e funcionais.
“Estamos entusiasmados com a nossa parceria com Gabriel”, observa Ben Watson, presidente da Herman Miller. “A Herman Miller tem orgulho de colaborar com os melhores designers do mundo. Tan é um designer que se dedica a preservar e elevar o artesanato enquanto cria móveis dinâmicos que atendem às crescentes necessidades dos clientes do mundo atual, onde quer que estejam.”
“Quando um design é bem-sucedido, pessoas diferentes podem interpretá-lo de maneiras
diferentes. Dependendo de sua origem, você pode interpretar e se identificar com esses
designs de uma forma totalmente diferente de qualquer outra pessoa do mundo” – Gabriel Tan.
Sendo ao mesmo tempo relaxante e acolhedor, o sofá modular Luva é um estudo de duas facetas: é incrivelmente versátil, e não tem como resistir a esse visual. O sofá Luva foi projetado no estúdio de Tan em Porto, Portugal. Sua forma teve como inspiração o punho macio e o suporte acolchoado das luvas de boxe, assim como nos delicados topos enrolados dos futons japoneses, ou Shikibuton.
O resultado é uma forma distinta e visualmente suave, baseada em tecidos naturais e linhas orgânicas. Muito parecido com uma luva, a parte de trás do sofá pode ser ampliada, permitindo uma postura relaxada. Com o “punho” fechado, o assento tem mais apoio, tornando-se um local para conversar e trabalhar. O sofá Luva está disponível em várias configurações, desde cadeira com braços e chaise até sofá ou seccional. Com uma otomana que pode ser retirada, há muito mais variedade. Graças a uma barra oculta perto da parte inferior do assento, essas peças podem ser facilmente agrupadas ou separadas conforme desejado — tudo sem alterar a estética tátil e macia.
As Mesas Cyclade de Tan — um arranjo de três mesas — representa a forma da Pangea, com ilhas se unindo e se separando naturalmente. Cada mesa é diferenciada, com qualidades que as tornam únicas e orgânicas, sendo possível colocá-las juntas ou separadas. Eles podem ser colocados juntos, criando um trio de mesas com diferentes alturas e finalidades. Quando separadas, as formas variadas ganham destaque, equilibrando bordas suaves e curvas e intrigante espaço negativo.
A Cyclade está disponível em uma mesa baixa com uma tigela de vidro opcional para criar um ar descontraído ou para colocar objetos ou vegetação à mostra. E não podemos nos esquecer das variações de mesa média e alta. O resultado, não importa o arranjo, é uma beleza escultural perfeita para o centro de uma sala de estar e uma referência distinta a uma das inspirações de Tan, Isamu Noguchi.
O designer Gabriel Tan explora a interação entre humanos e móveis: como os usamos e configuramos para se adequar à nossa vida, não importa o estágio em que estamos. Seu escritório, Gabriel Tan Studio, foi fundado em 2016 em sua terra natal, Singapura, antes de se mudar para Porto, Portugal, com a família em 2020. Ele mantém os estúdios nas duas cidades e usa essas influências para explorar as interseções culturais entre as duas. Também foi em Portugal que Tan lançou a Origin Made, uma marca de design que forma parcerias com pequenos produtores locais para fazer peças artesanais colecionáveis para a casa. Tan projeta para um seleto grupo de marcas internacionais, incluindo Herman Miller, B&B Italia, Abstracta e Design Within Reach, além de comandar a marca de móveis japonesa Ariake.
Para clientes com contrato, os produtos estarão disponíveis para compra em todo mundo, onde
há distribuidores da Herman Miller e Miller Knoll. A disponibilidade pode variar.
Imagens: Divulgação HM