Composta por Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo, a Assembleia Geral Ordinária, elegeu o corpo diretivo para o biênio 2023/2025.
No último dia 25 de julho, a AsBEA-SP – Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo – elegeu Gustavo Garrido, fundador do escritório ARCHSCAPE, como presidente. Sua liderança tem como objetivo estabelecer a ASBEA-SP como a principal referência para a prática profissional da arquitetura. Nesse contexto, ele destaca a importância de compreender a evolução da sociedade, levando em consideração o desenvolvimento das cidades, os avanços tecnológicos e a crescente complexidade dos projetos.
Para dar suporte às ações do presidente, a entidade se estruturou em seis vice-presidências, cada uma com suas respectivas funções e responsabilidades:
- Institucional: Coordena o calendário de representação, estrutura o site e seu conteúdo, representa o presidente em caso de ausência e promove programas institucionais, com foco especial nas ações de inclusão e diversidade;
- Comunicação: Colabora na divulgação de eventos nas mídias sociais, identifica oportunidades de comunicação, promove cursos parceiros e compartilha as tendências no setor;
- Financeira: Estrutura a governança da entidade, planeja os custos anuais, acompanha o fluxo de caixa e realiza pagamentos;
- Comercial: Planeja o calendário de eventos e atrai patrocinadores e apoiadores;
- Expansão: Organiza núcleos por todo o Estado, coordena eventos em diversas regiões e promove a captação de novos associados;
- Grupos de trabalho: Extrai produtos dos conhecimentos gerados, alinha sua divulgação com a comunicação, coordena ações e representações, além de orientar na busca de patrocínio quando necessário.
A diretoria de Diversidade e inclusão foi implantada na vice-presidência institucional, uma novidade da nova chapa. Sob a direção de Caroline Martins, profissional de Recursos Humanos do escritório FGMF, essa diretoria tem como objetivo posicionar-se à frente de projetos que buscam fomentar a pluralidade no âmbito da arquitetura. Entre as diversas iniciativas planejadas, o primeiro passo consistirá na implementação de um programa voltado para a inserção de estudantes de arquitetura pretos, pardos e indígenas de forma competitiva no mercado. Além disso, a associação engloba cinco eixos de trabalho, sendo eles: Estruturação de dados; Comunicação; Expansão; Educação e Conhecimento; e Comercial.
Em relação à estruturação de dados, o plano consiste em sistematizar a coleta de informações proveniente dos escritórios, visando a melhor compreensão dos problemas existentes e a identificação de oportunidades a partir dessa análise. No âmbito da comunicação, a AsBEA-SP busca ampliar tanto a sua visibilidade quanto a de seus associados, estreitando os canais de comunicação com a imprensa e fortalecendo a colaboração com outras entidades.
No eixo de expansão, a principal meta é impulsionar o crescimento em regiões do interior e promover iniciativas de inclusão social. Isso será realizado através da estruturação de unidades regionais, que serão fortalecidas por meio da realização de eventos e viagens estratégicas. Na área de educação e conhecimento, o plano envolve a concepção de cursos progressivos, abrangendo desde estudantes até proprietários de escritórios, com o intuito de promover um aprendizado contínuo.
Em relação ao núcleo comercial, a meta é estimular a interação de negócios entre os associados e ampliar o leque de patrocinadores, consolidando uma rede de apoio financeiro e recursos para a associação. Confira todos os integrantes:
DIRETORIA
Presidente
Arq. Gustavo Ramalho Mendes Garrido – ARCHSCAPE
Vice-Presidentes
> VP Administrativo Financeiro: Arq. Maria Teresa Faria e Godoy – Matêfaria Arquitetura
Diretora convidada: Arq. Maria Elisa Fernandes – Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
> VP Comercial: Arq. Henrique Mélega Re – Idestudio
> VP Institucional: Arq. Caio Bacci Marin – Bacci Marin Arquitetos Associados
Diretor convidado: Arq. Fabrizio Rastelli – Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Diretora convidada Diversidade e Inclusão: Caroline N. Martins – FGMF Arquitetos
> VP Comunicação: Arq. Vanessa Paiva – Paiva e Passarini Arquitetura
Diretora convidada: Arq. Pierina Piemonte – LP+A Arquitetura
Diretor convidado: Arq. Bruno Vitorino – DMDV Arquitetos
> VP Expansão: Arq. Robertto Freitas – Salinas e Freitas Arquitetos Associados
Diretor convidado: Arq. Anderson Zanutto – Kröner & Zanutto Arquitetos
Diretora convidada: Arq. Vivian Coser – Vivian Coser Arquitetos Associados
> VP Grupos de Trabalho: Arq. Maria Jo Steck – Steck Arquitetura
Diretora convidada: Arq. Adriana Tie de Camargo Neves – LE Arquitetos
CONSELHO FISCAL
Titulares
Arq. Luciana Lins Nascimento – PSA Arquitetura
Arq. Marcelo de O. Montoro – Miguel Saraiva + PMA Arquitetura
Arq. Renato Malki – Malki Arquitetura
Suplentes
Arq. Alfredo Del Bianco – Delbianco Arquitetos
Arq. Marcio Porto – Sidonio Porto Arquitetos Associado
Arq. Bruno Felício Turola – Xok Arquitetura
CONSELHO DELIBERATIVO
Arq. Edison Borges Lopes – ArGis Arquitetura
Arq. Gianfranco Vannucchi – Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
Arq. Henrique Cambiaghi Filho – CFA Cambiaghi Arquitetura
Arq. Miriam Roux Azevedo Addor – Addor e Associados Projetos e Consultoria
Arq. Adriana Blay Levisky – Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana
Arq. Eduardo Nogueira Martins Ferreira – Purarquitetura
Arq. Paulo Machado Lisboa Filho – LKS Arquitetos
Arq. Roberto Claudio dos Santos Aflalo Filho – Aflalo/Gasperini Arquitetos
Arq. Gustavo Garrido – ARCHSCAPE (presidente em exercício compõe a 9ª vaga no Conselho conforme pautado no Estatuto Social).
A AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) é uma entidade independente, composta e dirigida pelos escritórios de arquitetura e urbanismo associados. Conta, também, com a colaboração de empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor de arquitetura e construção civil. Através da participação em grupos de trabalho, seminários, conferências e encontros sociais/profissionais, seus associados trocam experiências e identificam pontos de interesse comuns para poder qualificá-los, representá-los e divulgá-los perante as instituições públicas ou privadas, ao mercado e ao público em geral. Atualmente a AsBEA-BR tem sede na cidade de São Paulo e atua em conjunto com suas regionais (AM, CE, GO, MG, PE, PR, RJ, RS, SC, SP).