Projeto de interiores garante aparência moderna sem abrir mão do estilo clássico para este apartamento nos Jardins.
Implementando uma nova roupagem à móveis e espaços, a designer de interiores Marina Liberman assina a transformação de um apartamento no Jardins. Com 270 metros quadrados, o imóvel – que teve intervenção da profissional em toda a área social, lavabo e suíte master – pertence a um casal com dois filhos jovens já adultos, e queriam transformar a atual morada em um ambiente confortável e aconchegante, mas sem perder a essência clássica.
De acordo com a profissional, o projeto seguiu o conceito clássico com twist. “Trata-se de um
estilo de decoração que combina elementos tradicionais e atemporais com toques contemporâneos e inesperados. Inspirado nas características distintivas do estilo clássico, com linhas elegantes, proporções equilibradas e materiais de qualidade, essa abordagem adiciona um elemento de surpresa e criatividade à estética clássica.” Após anos vivendo e decorando casas nos EUA, a designer transita com facilidade entre cores e texturas, sempre com olhar para criações que primam pelo conforto e com muita elegância.
“Trazer uma linguagem única ao mesmo tempo dividindo e trazendo privacidade aos ambientes – por exemplo, a sala de jantar estava muito exposta na entrada do imóvel e nela implementei painéis giratórios para trazer privacidade”, foi um dos desafios, segundo Marina. Ela explica que neles há uma palha de seda que fica entre duas folhas de vidro, fazendo uma espécie de ‘sanduíche’ emoldurado por uma marcenaria exclusiva e que essa solução contribuiu com a funcionalidade que buscavam e agregou ainda mais beleza ao espaço.
Por outro lado, o projeto, pensado minuciosamente em detalhes, ressignificou móveis usados que foram reestruturados e mantidos na nova concepção. “Reestofamos os sofás, empregamos uma laca nova ao buffet que também recebeu novas portas e mudamos tecidos de bancos e poltronas”, conta Liberman ao pontuar que dessa forma não foi preciso abrir mão de nenhum móvel, assegurando certa sustentabilidade ao ressignificar tais peças e, além disso, a mantendo a memória afetiva de alguns itens para a família.
Madeiras freijó, laca em azul, palhas naturais, bege e diferentes tons de azuis permeiam o projeto que recebeu também móveis planejados para trazer a modernidade necessária que os espaços precisavam. “O apartamento foi ‘vestido’ com camadas de marcenaria e papel de parede, sempre coordenados entre si”, diz a designer. “A estante da sala de jantar, o home theater e o móvel do bar foram projetados, criando uma atmosfera leve e atemporal e cheio de personalidade e criatividade, tornando-o verdadeiramente único e cativante”, finaliza Marina.
Imagens: Raphael Briest