Foto Ibis Power

Energia Solar e Eólica ao mesmo tempo

Estrutura modular de um sistema transforma telhados em pequenas usinas de energia renovável.

 

Uma empresa holandesa desenvolveu um sistema capaz de gerar energia solar e energia eólica ao mesmo tempo. A novidade está no fato de que a estrutura é modular e de médio porte, o que significa que pode ser instalada em telhados para melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Comumente, a produção energética de residências e edifícios é baseada em energia solar. Painéis são cada vez mais baratos e o tamanho de cada módulo já é adaptado para a instalação em pequena escala. Porém, a empresa holandesa Ibis Power reduziu as dimensões das turbinas eólicas a ponto de torná-las viáveis para a instalação em telhados, combinando duas potências renováveis.

Apelidado de PowerNEST, a estrutura modular é composta por turbinas eólicas com rotores giratórios inclinados e instalados abaixo dos painéis solares. Estes últimos são dispostos bifacialmente para gerar energia de ambos os lados.

 

Foto Ibis Power

 

 

A tecnologia empregada canaliza o fluxo de ar usando o Efeito Venturi para aumentar drasticamente a velocidade do vento sobre a turbina. Desta forma, são adicionados de 40 a 60% mais fluxo de vento à turbina eólica, criando energia mesmo com uma leve brisa.

O vento que corre pelos painéis ainda contribui para resfriá-los, o que também é uma vantagem: o calor em excesso pode prejudicar a capacidade de gerar eletricidade. A empresa calcula que o resfriamento induzido pelo vento adiciona de 10 a 25% de eficiência aos painéis solares.

Com tais características, o sistema híbrido promete gerar de seis até 10 vezes mais energia em comparação ao tradicional sistema único de geração solar. “É assim que o PowerNEST gera silenciosamente eletricidade suficiente para abastecer totalmente um edifício residencial de 15 andares”, diz a empresa.

 

Foto Ibis Power ()

Os painéis solares do sistema geram energia de ambos os lados Foto Ibis Power Easy Resize com

 

O PowerNEST é formado por unidades modulares de 7,2m por 7,2m que se encaixam no espaço disponível no teto, desde que haja no mínimo 50 metros quadrados. Obviamente, quanto maior a área, mais energia o sistema poderá fornecer. A altura necessária é de no mínimo cinco andares.

Adaptável para qualquer edifício residencial, comercial ou público com telhado plano, a estrutura pode ser montada rapidamente e instalada em um dia. O PowerNEST já foi instalado em, pelo menos, cinco projetos na Holanda.

Como exemplo, a instalação do edifício HaasjeOver, em Eindhoven, inclui 10 módulos PowerNEST, que somam 240 painéis solares bifaciais de 396 W e 56 painéis monofaciais de 335 W, para uma potência anual de 116 MWh. Inclui ainda quatro turbinas eólicas de 3 kW com produção anual de 24 MWh, elevando a produção solar e eólica total para 140 MWh/ano. O resultado é que a energia renovável poderá cobrir 85% das necessidades energéticas do prédio em questão.

 

 

Foto Ibis Power

A estrutura pode ser montada rapidamente e instalada em um dia Foto Ibis Power

 

Para se ter uma ideia, de acordo com Alexander Suma, CEO da Ibis Power, o mesmo telhado antes da instalação só tinha espaço para aproximadamente 40 painéis solares que precisavam ser encaixados entre os tubos de ventilação, entre outras barreiras no espaço. “Isso geraria apenas 11 MWh/ano a 12 MWh/ano, o que é 10 vezes menos do que com o PowerNEST”, afirmou.

Tanta eficiência, no entanto, não sai barato. O projeto HaasjeOver custou € 800 mil. “Este é o custo real de tal projeto se você quiser torná-lo estruturalmente seguro, usar materiais duráveis ​​e atender ao código de construção”, disse Suma à pv magazine. Apesar disso, o CEO também afirmou que espera que os custos diminuam à medida que a empresa se expanda.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ugreen
Imagens: Divulgação

Compartilhe este post