Casa e Mercado e Yes irão realizar em setembro, na estância turística de Atibaia, primeira edição de sua mostra multisetorial com foco em Design
Casa e Mercado, uma multiplataforma voltada à arquitetura, interiores e design. Yes Pesquisas e Eventos, empresa de pesquisas de mercado, eventos e feiras, entre as quais a Construexpo, voltada à Construção Civil. Em comum, empenho na produção de conteúdos relevantes para a arquitetura e construção.
Juntas irão realizar em setembro a Mostra Primavera Design 2025, em Atibaia, uma estância turística de localização privilegiada, a menos de 90 km de São Paulo e área Metropolitana, Campinas e região e São José dos Campos e região, com uma população estimadas de em torno de 26 milhões de pessoas. Não é pouco. Em sua Festa do Morango de 2023, estimou-se uma visitação de em torno de 100 mil pessoas, por exemplo.
A Mostra Primavera Design se caracteriza como circuito cultural imersivo, composto por exposições, palestras, oficinas, nos mais diversos suportes. “A sociedade contemporânea, hoje, se estrutura a partir do eixo triádico consumo, tecnologia e comunicação. Consumo não só em sua dimensão utilitária, mas também simbólica, na busca de certa imaterialidade, sendo suas vertentes, para lidar com desafios cotidianos, a saúde, a satisfação e realização pessoais, a felicidade e a esperança. Produtos descomplicados, simplificação da vida, condutas éticas mais elevadas por parte dos fornecedores e governos, sustentabilidade”, de acordo com Renato Marin, diretor comercial da plataforma Casa e Mercado.
Por entender o design como um suporte síntese, enquanto linguagem, da sociedade atual, esclarece: “busca-se hoje mudança de hábitos, novas aprendizagens, maior racionalidade, educação e conhecimento, estabelecendo-se, assim, nova tipologia de consumidores; busca-se, enfim, maior espiritualidade e o design é elemento agregador disso tudo.” Design enquanto desenho industrial, expressão formal de produtos industrializados, em maior ou menor escala, voltados ao mercado de consumo. Daí a importância da indústria como produtor do Design.
A Mostra Primavera Design buscará a visitação de arquitetos, designers de interiores, designers de produtos, estudantes, revendedores e também consumidores finais. E, para isso, contará com um vasto circuito de eventos simultâneos.
Eliane Dias, CEO da Yes Pesquisas e Eventos, parceira realizadora da Mostra Primavera Design, também responsável pela feira de negócios Construexpo, voltada para a construção civil, enfatiza: “estamos otimistas e nos sentindo abraçados por inúmeros parceiros com este evento incrível, o Primavera Design. O olhar cuidadoso para oferecer ao público uma experiência diferenciada, a aposta na localização privilegiada, Atibaia, são pontos alinhados com o propósito inclusive da Construexpo, embora posicionamento, objetivos e públicos distintos. Tenho certeza que o Primavera Design será transformador em vários aspectos”.
Eventos simultâneos inclusive na rede lojista local.
Lojas de Atibaia irão aderir ao circuito cultural da Mostra Primavera Design, como setores da moda e gastronomia, por exemplo, as quais irão promover oficinas e experiências, em formatos cursos, desfiles, degustações gourmet, com curadoria dos organizadores, durante todo o período da Mostra imersiva. Em breve, o site Mostra Primavera Design, em construção, irá informar calendário com todos os conteúdos e eventos.
Uma intervenção na Estação Atibaia.
A sede da Mostra Primavera Design 2025 será na Estação Atibaia, um lugar incrível, fruto da paixão por trens e do poder de realização do pai do Rogério (o administrador do local). Vagões, trilhos, estação ferroviária, garagem de manutenção. Um mundo à parte. E será lá, no Galpão Design, os espaços que comporão a mostra, sugerindo experiências afetivas, com a ilhas PRIMAVERA DESEJOS, PRIMAVERA AROMAS, PRIMAVERA ESSÊNCIAS, PRIMAVERA TEXTURAS, PRIMAVERA INSPIRAÇÕES, PRIMAVERA EMOÇÕES, PRIMAVERA CORPO E ALMA, PRIMAVERA VIBRAÇÕES, PRIMAVERA SENTIDOS.
A organização funcional dos espaços ficou por conta da arquiteta Karla Pimentel, graduada em arquitetura e urbanismo pela UNG, pós-graduada em design de interiores pelo Instituto Marangoni em Milão, Itália, com especialização em neuroarquitetura pela ANFA, San Diego, Califórnia, com pós-graduação também em psicologia positiva pela
PUC-RS.
Ainda, de modo a reforçar a presença da mostra e em função de atribuir maior acessibilidade e eficiência energética e hídrica ao local, será feita uma intervenção nos banheiros da Estação Atibaia, com projetos assinados pelas arquitetas Márcia Mitie e Gabriela Roncoletta, parceiras que, de cara e coração, aderiram ao projeto prontamente. “Os banheiros unem a funcionalidade com a identidade visual do espaço e da Mostra. Com a preocupação de trazermos acessibilidade a todos, projetamos espaços confortáveis a todos os sentidos, respeitando diferentes necessidades que os diferentes usuários possam ter. Tudo isso, claro, sem deixar de lado aquele impacto que um belo espaço causa, uma experiência de vivenciar o evento como um todo”, pontuam as profissionais.
Concurso para estudantes: Entremeios.
A Mostra Primavera Design 2025 irá contar com o apoio institucional de instituições de ensino para produção de conteúdos e para divulgação da mostra junto a estudantes. Irá também promover um concurso a estudantes, o qual está sendo elaborado por equipe de professores e profissionais sob coordenação da arquiteta Beatriz Pacheco, professora e coordenadora do curso de arquitetura do Centro Universitário UNIFAAT e coordenadora dos cursos de arquitetura e urbanismo da Universidade Paulista, graduada pelo Mackenzie, mestrado e doutorado em comunicação e semiótica pela PUC SP, com vários livros já publicados.
“A parceria entre a Unifaat e o Primavera Design configura-se como oportunidade para impulsionar a criatividade e a inovação na área do design, no Brasil como um todo. Nesse contexto, o concurso “Entremeios”, direcionado a estudantes de design, arquitetura e áreas correlatas, representa um compromisso com a sustentabilidade, desafiando os participantes a desenvolverem objetos com consciência ambiental. A importância desse concurso reside não apenas em promover o talento emergente nesses campos, mas também em estimular a reflexão sobre responsabilidades social e ambiental inerentes ao processo de produção do design. Ao incentivar a criação de objetos que considerem os princípios da sustentabilidade, estamos não apenas moldando o futuro do design, mas também abrindo caminhos para uma abordagem mais ética e consciente em relação ao meio ambiente”, declara Beatriz Pacheco.
No início deste ano, a Casa e Mercado e a Yes realizaram um café da manhã no espaço Meu Quintal, para apresentação oficial do projeto da Mostra Primavera Design a importantes marcas do mercado, players do setor da Arquitetura, Design de Interiores e Construção Civil.
Imagens: Divulgação e Phoética