Nova flagship da Zissou em Pinheiros valoriza experiência do consumidor com redesenho da identidade arquitetônica
Para a nova flagship da Zissou, em Pinheiros, o escritório VAGA Arquitetura, em parceria com o Atelier Pistache Ganache, desenvolveu um projeto de arquitetura com ênfase no produto e na experiência do consumidor – “consumer first” -, sintetizando a identidade da marca. A primeira parceria entre os dois escritórios redesenhou a identidade arquitetônica da marca, a partir do método sprint – um tipo de abordagem de trabalho em equipe que permite uma eficiência colaborativa e desenvolvimento de ideias criativas.
As equipes dos dois escritórios junto com os sócios e representantes da Zissou passaram por uma imersão nos conceitos e valores da marca. Por meio de exercícios individuais e coletivos, os arquitetos traduziram as ideias pensadas em conjunto com os clientes na nova flagship. “Durante o sprint, trazemos o cliente para perto da tomada de decisões importantes no conceito que norteou a arquitetura, bem como a jornada do consumidor dentro da loja. Além disso, foi um processo essencial para concatenar os modos de trabalhar do Pistache Ganache com o VAGA Arquitetura, que funcionou muito bem”, comenta André Romitelli, diretor criativo do Atelier Pistache Ganache.
Desde a chegada do visitante na loja até o pagamento e recebimento do produto, todos os detalhes da jornada do cliente foram pensados de acordo com a proposta da marca, alinhados às experiências multissensoriais dos espaços construídos na loja. “Nosso objetivo foi integrar ao máximo a jornada online e offline, sempre com o cliente no centro de tudo. A missão era criar uma experiência imersiva e sensorial que refletisse o espírito da Zissou em cada detalhe da loja”, explica Natalia Fagundes, gerente de marca Zissou.
Um revestimento rosa coral cobre parte das paredes, como se fosse uma membrana, traduzindo o tema do projeto: “Camadas entre o dormir e o viver”. Ele é o responsável por buscar o visitante na calçada – lugar onde “vivemos” – e o conduzir para uma jornada pelo espaço interno da loja – que representa o “dormir” -, conectando o sono e a vida cotidiana. “Um horizonte foi desenhado no espaço através do material da membrana rosa coral e os tratamentos de luz. A linha do horizonte representa o espaço entre o céu e a terra, entre o dormir e o viver. Acima deste horizonte, destaca-se um volume branco que corresponde ao arquétipo da casa, enquanto na parte inferior a membrana cria um espaço fluído e convidativo” comenta Martina Brusius, sócia do Atelier Pistache Ganache.
Essa membrana foi desenvolvida pelos arquitetos em parceria com a equipe de cenografia, e percorre o piso térreo criando texturas e cores que comunicam a maciez e a tecnologia dos produtos da Zissou. As formas onduladas são fruto de um grid projetado em planta, com o objetivo de organizar os espaços e fluxos do ambiente. “A ideia é que esse elemento desperte a curiosidade de quem está passando na calçada, e que a pessoa entre na loja para ter uma experiência única, desenhada para ela junto com a equipe da Zissou”, explica Pedro Domingues, sócio-fundador do VAGA Arquitetura.
Na área interna, o visitante, descalço – prática característica das lojas Zissou – é recebido pelo vendedor e convidado a conhecer os produtos da marca em uma jornada que culmina no quarto Blue, único ambiente recluso do projeto, onde o revestimento principal rosa muda de cor e envolve o visitante em uma experiência imersiva e automatizada, com som, luz e temperatura controladas. “Todo o espaço foi reformulado para que o conceito inicial da loja pudesse ser realizado: criar ambientes específicos para cada produto, de modo que cada um ofereça uma experiência singular”, comenta Pedro Faria, sócio-fundador do VAGA Arquitetura.
Um antigo mezanino de madeira foi desmontado, liberando o pé-direito duplo que recepciona o visitante com uma sensação de descompressão. O horizonte se materializa entre as paredes curvas piso térreo e completa o mezanino, que abriga um ambiente conectado com a área externa para receber eventos da marca. A identidade criada a partir do método sprint desenvolvido pelo VAGA Arquitetura em parceria com o Atelier Pistache Ganache para a nova flagship da Zissou em Pinheiros será aplicada nas novas lojas, conforme o plano de expansão da marca.
Imagens: Carolina Lacaz