À medida que aumentam as pressões climáticas globais, as empresas de todo o mundo são cada vez mais solicitadas a trabalhar em conjunto e a partilhar dados para construir soluções que salvem o planeta, destaca Rónán De Hooge.
*Por Rónán De Hooge
À medida que os eventos relacionados às alterações climáticas proliferam e as temperaturas globais aumentam, proteger os recursos da Terra e reduzir as emissões é o imperativo mais crítico do mundo. E o setor industrial, em particular, tem um papel descomunal a desempenhar.
A indústria, juntamente com o setor de energia, é responsável por 65% das emissões globais, segundo a IRENA. Tendo em mente estas estatísticas cruéis, responder às alterações climáticas exigirá uma transformação sem precedentes dos setores industrializados. Uma transição tão vasta exige soluções tecnológicas inovadoras que permitam às empresas se descarbonizar rapidamente, melhorar a circularidade e implementar práticas menos intensivas em recursos.
O futuro da eficiência empresarial e das reduções de emissões depende cada vez mais do poder dos ecossistemas de dados sustentados pela nuvem, à qual operadores industriais, desenvolvedores, parceiros e clientes estão conectados por tecnologias seguras e confiáveis.
Visualizações unificadas permitem insights
Com os ecossistemas de dados industriais, as empresas obtêm acesso a novas capacidades ou conhecimentos que talvez não tenham internamente. Eles também alcançam uma visão unificada de toda a sua cadeia de valor para descobrir e aproveitar novos insights que podem aumentar a eficiência e a sustentabilidade organizacional.
Quando esse tipo de inteligência é compartilhado na nuvem, os desenvolvedores – e todas as partes – podem visualizar rotas para um desempenho melhor e mais eficiente em termos energéticos. Além disso, ao adicionarem contexto aos dados em tempo real, os promotores e operadores industriais podem agilizar a pesquisa e o desenvolvimento, inovar, acelerar os esforços de sustentabilidade e, coletivamente, aumentar as vantagens competitivas.
Resultados poderosos de sustentabilidade
Em todo o mundo, as empresas industriais e os promotores já fazem uso do ecossistema conectado para gerar resultados positivos. A capacidade de compartilhar dados granulares em formato padrão, de forma aberta e segura com terceiros, apoia o desenvolvimento e as inovações em sustentabilidade.
Este tipo de visibilidade e adaptabilidade é imperativo em um momento de crescente inovação intersetorial, quando os desenvolvimentos em campo, como os grandes volumes de dados, podem apoiar o progresso em outra área.
Embora as organizações possam ter historicamente gerenciado dados por meio de planilhas em Excel, e-mail ou até mesmo cartões de memória, tais meios são ineficientes e inseguros diante de enormes cargas de trabalho. As tecnologias atuais permitem que os desenvolvedores obtenham acesso rápido a dados e conhecimentos externos, para compreender e contextualizar fluxos de dados brutos em tempo real.
Eleve a qualidade dos relatórios ESG
À medida que aumentam as exigências globais de regulamentação e conformidade, continua a existir uma oportunidade colossal para os desenvolvedores ajudarem os operadores industriais na elaboração de relatórios sobre metas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Ao visualizar os dados unificados da cadeia de valor no contexto, eles ajudam a trazer à tona as áreas interdependentes nas quais as ações de sustentabilidade podem ter um impacto maior, como redução de emissões e melhor conformidade regulatória.
Por exemplo, um operador que necessite informar reguladores, clientes e investidores sobre o desempenho de sustentabilidade ano após ano, pode não dispor do cenário de dados completo necessário ou ter as capacidades internas para contextualizar os dados para relatórios de terceiros. Neste caso, criar um ecossistema para ligar todas as suas fontes de dados e partilhá-los com um parceiro que ofereça relatórios de KPI para ESG resolveria um desafio que, de outra forma, seria exorbitantemente dispendioso e problemático.
Por exemplo, a AVEVA trabalhou recentemente com um dos maiores planos de saúde sem fins lucrativos dos EUA, que atende 12,7 milhões de pacientes. Essa empresa consolidou dados de muitas partes interessadas no setor da energia e fez uma parceria com a DERNetSoft e a AVEVA Data Hub para obter mais visibilidade sobre o seu impacto, para superar desafios de compartilhamento de dados e traçar um caminho para melhorias com vistas sustentabilidade maior. O principal fornecedor de saúde dos EUA está agora em um caminho claro para alcançar os seus objetivos de descarbonização.
A oportunidade do desenvolvedor
Ao permitir uma eficiência operacional reforçada, os desenvolvedores e seus clientes estão bem posicionados para impulsionar a mudança em vários setores, reduzindo significativamente o consumo global de energia e as emissões.
Dentro do ecossistema conectado, cada parte pode ser capacitada para gerar ganhos de sustentabilidade a todas as partes interessadas de forma contínua. Seja para empresas industriais, empresas de tecnologia ou desenvolvedores, a somatória resultante é maior do que as partes envolvidas, demonstrando que os ganhos de eficiência e inovação prometidos pelo ecossistema industrial conectado serão a base do nosso futuro sustentável.
(*) Rónán De Hooge é vice-presidente executivo da Plataforma Industrial, CPO de Sustentabilidade e Gestão de Portfólio da AVEVA.