Sistema de inteligência chega como uma ferramenta que permite a regulação da luz mediante a fatores de luminosidade do decorrer do dia, proporcionado qualidade visual e atendendo as atividades realizadas no local.
Smart Lighting, traduzindo literalmente, significa “iluminação inteligente”. O conceito de inteligência envolve a integração e automação de equipamentos elétricos capazes de garantir uma alta eficiência que, através da tecnologia, podem ser controlados de forma automatizada e remota por meio de diferentes dispositivos. A técnica que ganha cada vez mais notoriedade e um grande espaço no mercado, uma verdadeira revolução na forma de iluminar e consumir energia, definido como uma tecnologia de iluminação desenvolvida para promover a eficiência energética.
Presente em diversas vertentes, como smart city, smart industry e smart home, a tecnologia analisa a área a ser iluminada, a luz natural combinada com a iluminação artificial, fatores do ambiente e assim, integra controles automatizados para realizar ajustes inteligentes entre iluminação artificial e natural, também, através da otimização com sensores de presença e ocupação.
A iluminação inteligente possui também um papel fundamental quando falamos sobre sustentabilidade, como tecnologia que proporciona redução no consumo de energia, contribui para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa associadas à geração de eletricidade. Fontes de energia LED e até integração com energias renováveis, como a solar, promove práticas mais sustentáveis e ajuda na preservação ambiental, gerando uma redução de mais de 90% do consumo, graças aos altos índices de eficiência quando aplicados a projetos luminotécnicos eficientes.
Os sistemas de iluminação inteligente visam também aumentar a segurança em todas as áreas, aplicados em ambientes residenciais, comerciais e até industriais. As luzes podem ser programadas para ligar e desligar em horários específicos, acionadas a partir de sensores de presença ou ocupação, favorecendo o ambiente, atividade executada e prevenir roubos e intrusões. Adaptada ao horário, a inteligência programa cenários de iluminação específicos, aproveitando a iluminação natural e a iluminação artificial de forma mútua, automática e sem a necessidade de intervenção manual.
Onde implementar?
Um fator importante é que com o smart lighting funcionando, a quantidade de manutenção é mínima. Não há necessidade de acompanhamento humano na maior parte do tempo. A tecnologia chegou como uma inovação para ser aplicada em diversos ambientes e nos mais variados segmentos:
Na indústria, o uso de iluminação inteligente pode trazer inúmeros benefícios, incluindo maior eficiência energética, melhor segurança, aumento da produtividade e melhorias no bem-estar dos trabalhadores.
Em supermercado e atacarejos, a aplicação de iluminação inteligente atua na eficiência energética, na melhor experiência de compra para os clientes, na segurança aprimorada e operações mais eficientes.
No shopping, a iluminação inteligente pode transformar a experiência de compra, melhorando a eficiência energética, a segurança, o conforto e a estética.
Em escola e universidade, a funcionalidade da iluminação pode transformar significativamente o ambiente de aprendizado, aumentando o conforto, a produtividade e a eficiência energética.
Em hospital, a aplicação de iluminação inteligente pode oferecer uma série de benefícios, desde a melhoria do bem-estar dos pacientes, visando adequação conforme o ciclo circadiano, até a eficiência energética e a segurança operacional.
Já em residência, a utilização da iluminação inteligente geralmente é feita de forma integrada com outros dispositivos, assim oferece uma série de benefícios, incluindo autonomia, maior eficiência energética, segurança aprimorada, conforto e personalização.
Para compreender como o smart lighting funciona, é preciso lembrar que uma característica essencial da tecnologia é o uso de sensores de ocupação, com temporizadores que sinalizam a unidade de controle eletrônico após períodos de inatividade pré-definidos. Podem ser instalados sensores infravermelhos, ultrassônicos ou híbridos.
Uma curiosidade! Os sistemas de smart lighting podem ser controlados via internet para ajustar o brilho da iluminação e os horários de utilização. Com tecnologia específica que envolve uma rede inteligente, inclusive atribuindo endereços de IPs às lâmpadas. Assim, o controle se torna muito mais simples.
Fonte: Luterled