Órgão revoluciona o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com ferramenta Globant Enterprise AI integrada à Alexa
O CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul) lançou uma funcionalidade em seu portal de emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), documento que atesta a aptidão do engenheiro na realização de uma a obra ou trabalho para o qual foi contratado. Agora, cerca de 80 mil profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências podem utilizar a voz para preencher o documento on-line, ao invés de digitar, simplificando o envio de documentos de forma prática e intuitiva.
O comando por voz funciona integrado à assistente virtual da Amazon, a Alexa, e foi desenvolvido a partir da Globant Enterprise AI, plataforma que permite acelerar a adoção de Inteligência Artificial Gerativa em aplicativos e sistemas empresariais, sem a necessidade de codificação. O Globant Enterprise AI é uma tecnologia desenvolvida pela GeneXus – empresa especialista em desenvolvimento de software Low-Code baseada em IA.
Segundo Rodrigo Paines, CTO (Chief Technology Officer) e CIO (Chief Information Officer) do CREA-RS, a nova solução busca atender as necessidades práticas dos engenheiros no dia a dia. “O novo comando por voz oferece a oportunidade de emitir ART a partir de qualquer lugar, sem a necessidade de estar na frente de um notebook. Isso agiliza a solicitação do documento para o início das obras ou trabalho para o qual o engenheiro foi contratado”, afirma Paines.
Fornecida pela distribuidora gaúcha da GeneXus, a BXT-Business Xtreme Technologies, o Globant Enterprise AI também se destaca pela robusta segurança de dados. “Nenhuma informação fornecida pelos profissionais será utilizada para treinar máquinas ou alimentar bancos de dados externos. A base de dados do Globant Enterprise AI é completamente separada e protegida, garantindo privacidade total aos usuários”, destaca Paines.
Revolucionando o setor público com Low-Code e IA
Além do comando por voz, o novo portal do CREA-RS, desenvolvido com a tecnologia Low-Code da GeneXus, se tornou o primeiro do Brasil a permitir o recolhimento e a assinatura de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dentro do ambiente Gov.br, de onde o documento já sai assinado. Funcionalidades adicionais, como cadastro de convênios, consulta ao acervo técnico, emissão de certidões de registro profissional, anuidades e acesso gratuito à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) também fazem parte do sistema.
O desenvolvimento com a tecnologia Low-Code resultou em uma economia de tempo com o portal construído em tempo recorde de apenas nove meses, muito mais rápido do que outros conselhos regionais que levam, em média, três anos para desenvolver projetos semelhantes. A plataforma também teve um custo de produção de apenas R$ 600 mil, enquanto os outros CREAs costumam investir, em média, R$ 5 milhões para desenvolver seus portais.
De acordo com o Regional Manager da GeneXus by Globant para Brasil e Portugal, Ricardo Recchi, o Low-Code e a Inteligência Artificial são essenciais na simplificação dos processos de desenvolvimento de software do governo, o que facilita a sua adesão à Transformação Digital. “A tecnologia precisa auxiliar os processos administrativos das empresas brasileiras, visando aumentar a inovação na esfera pública e eliminar as burocracias para a população e usuários do sistema”, finaliza Recchi.