De volta ao Mercado Livre Arena Pacaembu, a MADE retoma as exposições autorais e reafirma seu protagonismo no design colecionável com curadoria potente
À medida que surgem novos materiais, mais o assunto se torna pauta obrigatória no design, retroalimentando o próprio mercado que os consome. Mas o que vem antes da materialidade propriamente dita? Destrinchar como um artista ou um designer inicia sua pesquisa, desenvolve um conceito e chega, finalmente, ao desenho é o que define a temática da próxima edição da MADE – Mercado, Arte, Design. “Substrato: da ideia à matéria” antecede a criatura e foca na subjetividade do criador e nos elementos intrínsecos desse processo.
O evento, que acontece de 28 de maio a 1º de junho, ocupa mais uma vez a quadra de tênis coberta do Mercado Livre Arena Pacaembu, que oferece novos espaços no complexo após quatro anos de obra e restauro. A cenografia é assinada por Bruno Simões, também curador do evento ao lado do sócio-fundador Waldick Jatobá. A sociedade contempla ainda o empresário Élcio Gozzo, CEO da SysGroup. Como nos três anos anteriores, a MADE – Mercado, Arte, Design acontece em paralelo à ArPa, uma feira de arte contemporânea que, desde sua primeira edição em 2022, vem se consolidando como um dos eventos mais relevantes do circuito nacional e latino-americano.

Remetendo às edições iniciais da MADE, as exposições voltam a ocupar um protagonismo ao lado dos trabalhos inéditos e originais de 50 estúdios e designers de diferentes partes do Brasil, entre veteranos e estreantes. “Trazer novas exposições é uma forma de aprofundar esse conceito e reforçar o papel da MADE como um verdadeiro polo criativo, dedicado à valorização e comercialização do melhor do design contemporâneo”, explica Waldick Jatobá. Para remeter ao processo que vai da ideia à matéria, a cenografia é composta por 100 chapas de mdf recortadas que foram recicladas da indústria de eventos e criam biombos únicos entre os estandes, graças à parceria com a empresa Virô, apoiadora dessa edição.
Veteranos como Carol Gay, Murilo Weitz, Rahyja Afrange e Zanini de Zanine, que retorna ao evento quase uma década depois para lançar sua linha de objetos, dividem a quadra com os estreantes Antonio Pulquério, Curiosa, DUA.dsg, Estúdio GEO, Marcus Camargo, Estúdio Ninho, Linda Martins, Miguel Saboya, OLAR Design, Pirilampos do Planeta, Rascão, Ricardo Bueno e TRÈS Arquitetura. “Estamos conscientes da nossa responsabilidade em fortalecer a cultura do design autoral e contemporâneo, ao mesmo tempo que nos comprometemos a trazer frescor para este movimento, revelando novos talentos que despontarão no cenário mundial do segmento”, diz Bruno Simões.

Seguindo essa lógica, a exposição RURAQ (que significa “objeto” em Quechua) é composta pelo trabalho de 20 estudantes peruanos da UPC – Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, que apresentam espelhos feitos com pedaços de objetos afetivos trazidos de seu país e criados em um workshop inédito realizado no Rio de Janeiro. “Nesta edição, estamos ainda resgatando o papel da MADE de propor um intercâmbio cultural com talentos latino-americanos”, complementa Élcio Gozzo.
E não é só de Lima que chegam os novos ventos no Pacaembu. A ADEPRO — Associação de Designers de Produto do Distrito Federal — ocupará a arquibancada com móveis inéditos de jovens designers de Brasília. Por fim, ocorrerá a segunda edição do Prêmio Mitsubishi Motors de Design – MADE 2025, dividido em seis categorias: Prêmio Revelação, Objetos & Complementos, Mobiliário, Inovação, Prata da Casa e Estande.

O júri é formado pelos membros do Conselho Consultivo da MADE, composto por figuras destacadas nos campos do design, arquitetura e comunicação, como Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Pascale Mussard, Mauricio Eugênio e Corinna Sagesser.
Como parte da programação da MADE – Mercado, Arte, Design, diferentes atividades ocorrerão durante os 5 dias de evento, como rodas de conversa com especialistas, visitas guiadas e educativas, entre outras atrações. Durante o período, designers permanecem em seus estandes para receber colecionadores, profissionais da área, especificadores, formadores de opinião e interessados em conhecer e adquirir suas peças.

Expositores
ÁDAMO THIERS – @adamo.studio
ALINE ANGELI – @alineangeli
AM.O ATELIER – @am.o_atelier
ANDRE GRIPPI – @andregrippidesign
ANTONIO PULQUÉRIO – @antoniopulquerio_arte
ARC – @arcaestethic
ATELIER BAM DESIGN – @atelier_bam_design
CASA DE MARIMBONDO – @casade.marimbondo
CASA NA ARVORE - @casanaarvore
CHICO MARGARITA -@chicomargarita_
CURIOSA – @curiosa_curiosa
DANIEL CASTELLI – @daniel.castelli
DAVID TESSLER – @davidtesslerdesign
DIMITRIH CORREA – @dimitrih.correa
DUA.DSG + UNA – @dua.dsg e @unaambientes
EDUARDO TREVISAN – @trevisanedu
ESTÚDIO CARMINE – @estudiocarmine
ESTÚDIO CAROL GAY – @carolgay
ESTÚDIO FELIPE MADEIRA – @estudiofelipemadeira
ESTÚDIO GEO – @estudio__geo
ESTÚDIO MARCUS CAMARGO – @camargomarcus
ESTÚDIO MEZAS – @mezasmob
ESTÚDIO NINHO – @estudioninho
ESTÚDIO PEDRO LUNA – @estudiopedroluna
F.STUDIO – @f.studioarquitetura
FABIANO SALBEGO – @studiofabianosalbego
FABIO MELO DESIGN – @fabiomelodesign
HOSTINS-BORGES – @hostins.borges
LINDA MARTINS – @lindamartinsdesign
LUCIANO COSTA ESTÚDIO – @lucianocostaestudio
MIGUEL SABOYA – @miguelsaboyam
MONICA GIANNELLA – @monicagiannella
MURILO WEITZ – @muriloweitz
OLAR DESIGN – @olardesign_
OLGA TREIVAS – @treivas
OMAMA DESIGN – @omama.design
PATRICIA FARAGONE – @patriciafaragone
PATRICK AFORNALI – @afornali_
PIRILAMPOS DO PLANETA – @pirilamposdoplaneta
RAHYJA AFRANGE – @rahyja
RASCÃO – @rascao
RICARDO BUENO – @__ricardobueno
STUDIO ANNA MACHADO – @_studioannamachado
STUDIO DE LA CRUZ – @studio.delacruz
STUDIO PEDRO LEAL – @studio.pedroleal
STUDIO SEGATTI – @studiosegatti
TRÈS DESIGN – @tresarq.design
VENETUCCI – @sofia.venetucci
VINICIUSSIEGA – @viniciussiega
ZANINI DE ZANINE – @zaninidezanine
Serviço
Quando: 29 de maio a 1º de junho – quinta-feira a domingo
Horário: Quarta-feira a sábado, das 13h às 21h00 | Domingo, das 11h às 19h
Local: Mercado Livre Arena Pacaembu – Rua Capivari, portão 23 – 01246-020-São Paulo-SP Ingressos (com acesso às duas feiras): R$ 60,00(inteira) e R$ 30,00(meia).
Classificação: Livre