Nar Design Studio assina a sede global da Grendene em Wynwood, Miami, em projeto que une a cultura tropical à moda e ao design
A sede global da Grendene está localizada no coração de Wynwood, em Miami, e leva a assinatura do escritório brasileiro, Nar Design Studio. O conceito de interiores propõe um ambiente descontraído, que une a cultura tropical à moda e ao design. A paleta de cores inclui o laranja — principal cor da marca — em harmonia com tons de madeira clara e cinza. Além da identidade visual, elementos do contexto industrial local foram incorporados ao projeto, contribuindo para um espaço criativo e autêntico.
O layout foi cuidadosamente planejado para otimizar a funcionalidade e atender às demandas da equipe. Apesar das limitações estruturais do espaço existente, não foi necessário realizar grandes reformas ou demolições. Intervenções cosméticas foram suficientes para transformar o escritório em um ambiente eficiente e contemporâneo. O reposicionamento estratégico de mobiliário, luminárias e revestimentos conferiu ao espaço uma nova identidade.
Com 278m², o escritório ganhou áreas expositivas e uma atmosfera visualmente marcante voltada à apresentação de produtos. Logo na entrada, murais de floresta em grande escala acolhem os visitantes, mergulhando-os na essência tropical da marca. A recepção também funciona como uma vitrine, com as mais recentes coleções de calçados em destaque. Uma área expositiva em formato de “U”, separada por um painel de vidro, reforça a narrativa da marca tanto na entrada quanto na sala de reuniões.
A área de trabalho aberta foi dividida em três seções, atendendo a diferentes estilos de trabalho. Uma mesa colaborativa funciona como ponto central para reuniões e brainstorming; estações rotativas garantem flexibilidade para colaboradores em rodízio; e mesas fixas oferecem estrutura para a equipe fixa. Próximo às janelas, dois lounges com assentos confortáveis e duas cabines acústicas garantem momentos de descanso e privacidade para chamadas.
A identidade da Grendene permeia todo o projeto, presente tanto na paleta de materiais quanto em elementos icônicos, como a meia parede inspirada no padrão de trama do primeiro e mais clássico modelo da Melissa, a sandália “Aranha”, que adiciona um toque de nostalgia e reconhecimento à marca.
Além da área principal, foram criadas três salas de reunião (“huddle rooms”) para encontros privados. Cada uma delas representa uma das submarcas: Ipanema, Rider e Zaxy. Cada sala traz um mural e uma paleta de cores exclusiva, criando ambientes inspiradores e personalizados para encontros criativos.
O projeto valoriza os elementos que promovem bem-estar no ambiente corporativo. Jardins verticais de musgo e vasos suspensos adicionam natureza ao interior, equilibrando a rusticidade do piso de concreto e das paredes de tijolos. Nuvens acústicas foram estrategicamente instaladas para melhorar o conforto sonoro e delimitar setores, reforçando a atmosfera acolhedora e funcional do espaço.
Imagens: Gabriel Volpi