Com portfólio que equilibra funcionalidade e elegância, a Uniflex reafirma seu compromisso diário com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar
Marca 100% brasileira, a história da Uniflex tem início com uma família suíça encantada pela riqueza cultural, criatividade e diversidade do Brasil. Dessa conexão, nasceu em 1979 um legado pautado pela inovação, pela gestão de excelência e pela busca constante por qualidade. “Cada etapa de produção passa por protocolos rígidos — testes de resistência, durabilidade dos mecanismos, estabilidade dos tecidos e precisão de medidas”, comenta Silvia Fagundes, Head de Marketing da Uniflex.
Em 1982, a marca já se destacava no mercado de esquadrias e fachadas. Poucos anos depois, em 1991, surpreendia o setor com o lançamento de componentes e acessórios para cortinas. O ponto de virada veio em 1994, com a fundação oficial da Uniflex e a apresentação da cortina Rolô — uma inovação que transformou o mercado nacional de proteção solar.
Hoje, com 66 lojas em operação por todo o país, a Uniflex se consolida como referência no segmento de proteção solar, presente em projetos residenciais, corporativos e comerciais de alto padrão. Há 12 anos consecutivos reconhecida como marca Top of Mind, vai além da entrega de produtos: atua como parceira estratégica de arquitetos e designers, oferecendo soluções personalizadas que aliam conforto térmico e luminoso, estética contemporânea e alto desempenho; agregando valores que permeiam todas as etapas da operação — do desenvolvimento de tecidos inteligentes ao constante aprimoramento de sua planta fabril, considerada uma das mais avançadas da América Latina.

Reconhecida no setor não apenas pela sua infraestrutura moderna, mas pela maneira como combina tecnologia com artesania, a fábrica conta com equipamentos de alta precisão, sistemas de gestão inteligente e processos de controle que garantem qualidade em larga escala, mas sem renunciar à personalização. Silvia comenta que nenhum processo é totalmente automatizado, pois acreditam que mesmo na era da automação o toque humano faz toda a diferença. “Cada peça produzida na Uniflex carrega um cuidado único, resultado da integração entre recursos técnicos e o olhar apurado dos nossos profissionais. Cada cortina e persiana carrega nossa assinatura manual”, pontua.

Essa abordagem garante um controle de qualidade mais rigoroso, maior atenção aos detalhes e a possibilidade de adaptar cada solução às necessidades do projeto, já que, de acordo com a Head, absolutamente tudo é feito sob medida. “Trabalhamos a partir das especificações dos arquitetos e designers, adaptando tecidos, mecanismos e acabamentos de acordo com a linguagem de cada projeto. A equipe técnica de nossa rede de lojas acompanha desde a especificação até a instalação, garantindo que cada cortina ou persiana esteja em sintonia com o ambiente ao qual se destina”, esclarece Silvia.
Em se tratando de inovações tecnológicas, os destaques ficam por conta da alta tecnologia dos tecidos — que oferecem proteção solar avançada, com amplo desempenho térmico, sem bloquear a luminosidade natural nem interferir na conexão visual com o exterior — e da automação, hoje um dos pilares do portfólio da marca. “Desenvolvemos sistemas que integram as cortinas a soluções de smart home, permitindo controle remoto, por voz e por aplicativos. Um dos nossos diferenciais é o sistema Sun Tracking, que move as cortinas de forma automática conforme a posição do sol, otimizando o conforto térmico e a iluminação natural”, declara a profissional.

Importante lembrar que tecidos com bloqueio UV, aliados aos sistemas automatizados da marca, reduzem significativamente o aquecimento dos ambientes e diminuem a necessidade de iluminação artificial e ar-condicionado. Para além disso, a Uniflex adota uma abordagem sustentável em diferentes aspectos, priorizando matérias-primas com certificações ambientais e fornecedores comprometidos com práticas sustentáveis.
“Nossos tecidos possuem certificações internacionais, como a Greenguard, que garante baixas emissões de compostos voláteis e melhoria comprovada na qualidade do ar interno. A marca também implementa ações como o reaproveitamento de resíduos têxteis, uso otimizado de matérias-primas e investimentos em eficiência energética”, garante a Head.

E como a Uniflex prevê o mercado de proteção solar nos próximos anos? “Enxergamos um mercado em expansão, cada vez mais atento à eficiência energética, ao bem-estar e à integração entre design e tecnologia. Em um cenário de cidades densas e construções inteligentes, a proteção solar deixa de ser apenas funcional e passa a ser estratégica — colaborando para o desempenho térmico, o conforto dos usuários e a estética da arquitetura. Nesse contexto, a Uniflex está pronta para liderar a transformação, unindo inovação, sustentabilidade e sofisticação em cada solução”, finaliza Silvia, que com olhar sensível e foco em inovação lidera iniciativas que conectam tecnologia, estética e relacionamento com o mercado especificador.

Por Redação