O festival chega à 9ª edição com programação que propõe mergulhar nos territórios criativos do Brasil, trazendo casas temáticas, instalações em circuito, conexões entre artesãos e designers, homenagens e curadorias colaborativas
A Semana Criativa de Tiradentes chega à sua 9ª edição consolidada como um dos mais relevantes festivais brasileiros dedicados à cultura, design, artesanato, arquitetura, moda e gastronomia. Mais do que um evento, trata-se de um projeto que, ao longo do ano, promove colaborações entre designers e artesãos de diversas regiões do país, com foco na valorização dos saberes manuais e no fortalecimento da cultura e economia criativa local.
Em 2025, o festival acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, ampliando seu alcance, diversidade e protagonismo cultural. Com novos espaços, experiências e territórios representados, a Semana se firma como uma verdadeira imersão na criatividade brasileira.
“A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com os saberes tradicionais, mas também com a capacidade de inovar sem perder a essência. A Semana Criativa é sobre encontros verdadeiros, trocas que geram transformação e um Brasil que pulsa com criatividade e identidade” – Simone Quintas, idealizadora do projeto.
“Produzir a Semana Criativa é um exercício contínuo de articulação entre tradição e inovação. Ao longo dos anos, consolidamos um modelo que valoriza os saberes populares, estimula a economia criativa local e constrói pontes entre diferentes territórios e linguagens. Esta edição, em especial, reforça nosso compromisso com a diversidade regional, a formação de redes e o protagonismo de quem faz: artesãos, artistas, designers e toda a comunidade envolvida no processo,” afirma Junior Guimarães, idealizador e produtor do projeto.

Destaques de 2025
Em 2025, o evento traz um circuito de intervenções artísticas espalhadas por ruas, praças e espaços históricos da cidade, além da aguardada inauguração da Escola da Semana, projeto transformador voltado à preservação e reinvenção dos ofícios manuais.
O percurso de experiências começa no Largo das Mercês, onde bordadeiras de várias regiões de Minas Gerais apresentarão barracas bordadas, fruto de um projeto conduzido por Renato Imbroisi e Cristiana Barretto. No Largo das Forras, praça central de Tiradentes, o designer André Ferri prepara uma instalação imersiva que combina som e movimento.
O Museu Padre Toledo será palco de duas atrações inéditas: no porão, um jardim de flores iluminadas assinado por Pietro Oliveira; e, nos jardins externos, a instalação do artista plástico Francisco Nuk. Já a varanda da Câmara Municipal será transformada por uma instalação têxtil que reutiliza ourelas da indústria para criar uma poética imersão em águas imaginárias, livres de resíduos.
O Beco Zé Moura também ganha protagonismo com mobiliário urbano projetado pelos escritórios Zoom Arquitetura e Studio Brasileiro. Mais que funcional, o espaço convida a refletir sobre a memória dos caminhos antes percorridos por pessoas escravizadas. Em outra ação, o designer Marcus Camargo se une às Mulheres Coralinas, de Goiás Velho, para apresentar uma instalação que conecta tradição artesanal e linguagem contemporânea.
Além disso, o tradicional Espaço Festivo terá uma nova proposta: durante o dia, receberá o Mercado e o Palco Artesão Stella Artois, espaço dedicado ao diálogo, à troca de ideias e à valorização do design e do artesanato brasileiros.
O grande marco desta edição é a abertura da Escola da Semana, localizada no distrito rural da Caixa D’Água da Esperança. Após três anos de obras, o espaço será inaugurado como um centro de formação e inovação nos ofícios manuais, consolidando-se como um dos legados mais relevantes da Semana Criativa.
A sustentabilidade segue como um dos pilares da Semana. Entre as ações, destaque para o uso de copos reutilizáveis e a ampliação do Carona Criativa, serviço gratuito de transporte entre os pontos do evento, que agora também funcionará na madrugada.

Programação 2025
- Instalações: trabalhos de nomes como André Ferri, Pietro Oliveira, Francisco Nuk, Ana Vaz, Marcus Camargo e o coletivo Mulheres Criativas ocuparão praças, becos e edifícios históricos.
- Exposições: destaque para Design feito à mão, que reúne parcerias entre designers e artesãos; a homenagem ao artista popular Fabio Francino; além de mostras vindas de Alagoas, Ceará, Pernambuco e Vale do Jequitinhonha.
- Oficinas e visitas guiadas: atividades práticas de bordado, tecelagem, madeira, couro, cerâmica e serigrafia, além de roteiros guiados pelas instalações do festival.
- Bate-papos e palestras: encontros com designers, arquitetos, artesãos e pensadores, abordando temas como tradição e inovação, sustentabilidade, memória, identidade e diversidade cultural.
- Programação musical: shows no Espaço Festivo com artistas e coletivos que unem tradição popular, música autoral e experimentação contemporânea.
A agenda completa, com dias, horários e locais, estará disponível, a partir de 07 de outubro, no guia oficial no site www. semanacriativadetiradentes. com.br.
Números que inspiram
A força da Semana Criativa de Tiradentes se revela também nos números. Em 2024, mais de 14 mil visitantes circularam por Tiradentes durante os quatro dias do festival — um crescimento de 40% em relação à edição anterior. Pessoas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de países como Argentina, Canadá, Colômbia, Finlândia e Noruega, participaram das mais de 100 atividades oferecidas, entre palestras, exposições, oficinas, passeios e apresentações culturais.
Mais de 3.150 pessoas acompanharam os bate-papos e lançamentos de livros presencialmente ou online, enquanto 498 pessoas participaram das oficinas e do Agulhaço. Já o Espaço Festivo, um dos pontos altos da programação, reuniu mais de 2 mil pessoas em suas três festas.
A Semana Criativa de Tiradentes é um movimento cultural e social, que acontece em Tiradentes, MG, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. O projeto é realizado por Simone Quintas e Junior Guimarães. Ao longo do ano, a SCT promove imersões entre designers e artesãos para que troquem conhecimentos, levando frescor ao artesanato e brasilidade aos projetos de design. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de histórias, exibidos no festival Semana Criativa de Tiradentes, uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiências em torno do artesanato, que acontece sempre no mês de outubro.

