Ao todo, 120 criações artesanais que revelam a miscigenação e a potência simbólica do Brasil profundo celebram os 10 anos do programa com protagonismo na Paris Design Week 2025
Comemorando uma década de valorização do artesanato alagoano, a exposição CABOCO + ALAGOAS FEITA À MÃO desembarca na Paris Design Week 2025, marcando presença em uma das maiores vitrines internacionais do design contemporâneo. Com curadoria de Marco Aurélio Pulchério, curador e galerista à frente da Marco500, a participação alagoana celebra a criação de seus mestres e artesãos, assim como os 10 anos do Programa Alagoas Feita à Mão, criado para estruturar, fortalecer e projetar a produção artesanal popular do estado para o mundo
Após passar por Miami, Nova York, Lisboa e Milão, é a vez de Paris ser impactada pela força expressiva das peças artesanais alagoanas — criações que unem tradição, identidade e excelência estética. A exposição acontece entre os dias 04 e 08 de setembro de 2025, com destaque para o estande na renomada Feira Maison & Objet e outras exibições em pontos estratégicos da capital francesa.
Ao todo, serão 120 criações artesanais produzidas com apuro técnico e rigor artístico, que revelam a miscigenação e a potência simbólica do Brasil profundo. O projeto, fruto do trabalho contínuo do Programa Alagoas Feita à Mão, lançado em 2015 pelo Governo do Estado de Alagoas, locado na Secretaria de Estado de Relações Federativas Internacionais (SERFI), é referência nacional na valorização do fazer artesanal como política pública estruturada.

Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a transformar o artesanato em um programa de governo, com ações permanentes voltadas à profissionalização, preservação cultural e geração de renda. Uma iniciativa pioneira que, ao completar 10 anos, exibe maturidade, impacto social e reconhecimento internacional.
A participação em Paris será marcada por peças criadas em madeira, barro e outras matérias-primas tradicionais do estado, esculpidas, modeladas e pintadas à mão por 23 artesãos criteriosamente selecionados de diferentes regiões do estado — incluindo mestres da Ilha do Ferro, do núcleo do Mestre João das Alagoas, e de diversas localidades do Médio Sertão.
Além do estande na Maison & Objet, o artesanato alagoano ocupará lugares de destaque na programação oficial da semana. Na Mostra Amuleto, promovida pela Apex-Brasil e curadoria de Bruno Simões, o artesão Salvinho da Ilha do Ferro apresenta um conjunto de cabeças com pássaros multicoloridos inspirado pelo Rio São Francisco, sua assinatura artística. Já a mestra Sil da Capela exibe a obra “Jaqueira com meninos soltando pipa” na exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire”, promovida pela Bref, Design Art e curadoria de Pat Monteiro Leclercq, sediada na Embaixada do Brasil em Paris, de 3 a 5 de setembro, como parte das celebrações do Ano Cultural Brasil – França. Em cada peça, cores singelas, temas afetivos e traços carregados de tradição revelam as narrativas do povo alagoano — expressões autênticas de memória, identidade e pertencimento, que atravessam gerações e agora ganham o mundo.
Mestres e artesãos:
- Adriana Siqueira
- Amilton
- Ass. Artesãs do Pontal do Coruripe
- Boró Sandes
- Cicinho
- Claudio da Capela
- Clemilton
- Família Antonio de Dedé – Adailton
- Família Antonio de Dedé – Antônio José
- Família Antonio de Dedé – Ismael
- Irailda da Capela
- Jailton e Jamile
- Jose Francisco Afranio
- Leonilson Arcanjo
- Mestra Irineia
- Mestra Nena da Capela
- Mestra Sil da Capela
- Mestre Aberaldo
- Mestre Chico Cigano
- Mestre Jasson
- Mestre Petrônio
- Mestre Zezinho de Arapiraca
- Salvinho
Curadoria e Direção de Arte: Marco Aurélio Pulchério
Coordenação e Produção: Marco500/Caboco
Realização: Governo de Alagoas – SERFI / Alagoas Feita à Mão
Agente comercial: Caboco

Serviço
“CABOCO + ALAGOAS FEITA A MÃO ”
Paris Design Week
- Feira Maison & Objet
04 a 08 de setembro 2025
Mostra Amuleto
- Feira Maison & Objet
04 a 08 de setembro 2025
● Exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire” | Ano Cultural Brasil – França
Embaixada do Brasil em Paris 3 a 5 de setembro de 2025
