A presença feminina na construção civil vem crescendo e traz diferenciais como atenção aos detalhes, qualidade de execução e sensibilidade no atendimento ao cliente
A Blindex, em parceria com o IMEC (Instituto da Mulher em Construção), está promovendo de 7 a 10 de outubro um curso de capacitação voltado exclusivamente para mulheres, com o objetivo de ampliar a presença feminina no mercado da construção civil e fortalecer a formação de mão de obra qualificada no setor. O treinamento está acontecendo na sede da FIESP, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Nesta primeira turma, participam 12 mulheres com faixa etária em torno dos 40 anos, demonstrando força, determinação e vontade de aprender. O curso é dividido em módulos teórico e prático, com foco na instalação de boxes Blindex: Box Blindex Aluminium, Box Blindex Chromus (ambos de correr) e Box Blindex Open (de abrir). Além da prática com os produtos, as alunas têm acesso a uma introdução completa sobre vidros, abordando temas como:
- Produção e processamento do vidro
- Tipos de vidro e suas aplicações
- Normas técnicas e segurança
- Boas práticas de instalação
Com carga horária total de 28 horas, o curso tem como objetivo preparar novas profissionais para atuar de forma segura e qualificada em um mercado que está em constante expansão. A formação é totalmente gratuita e voltada para mulheres interessadas em desenvolver ou aperfeiçoar habilidades técnicas para atuar como instaladoras.
A presença feminina na construção civil vem crescendo e se consolidando, rompendo barreiras históricas e trazendo diferenciais como atenção aos detalhes, qualidade de execução e sensibilidade no atendimento ao cliente. A Blindex acredita que iniciativas como esta são fundamentais para abrir oportunidades reais e fortalecer a cadeia produtiva.
“Queremos criar caminhos e ampliar as oportunidades para mulheres nesse mercado. A presença feminina contribui para elevar a qualidade técnica e ampliar a diversidade no setor, gerando mais inovação e profissionalismo”, destaca Glória Cardoso, Gerente Geral Pilkington e Blindex.
Para muitas participantes, o curso representa mais do que aprendizado, é um passo importante para novas conquistas. “A hora que eu vi eu pensei: é aqui que eu quero entrar. Meu intuito é gerar conexões e aprender muito mais”, relata Amanda Benante, engenheira civil, empreendedora da área técnica e aluna do curso.