Nova funcionalidade moderniza o processo de documentação emitida por profissionais, garantindo autenticidade e rastreabilidade das informações
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) avança mais uma etapa na modernização de seus serviços digitais com o lançamento do Atestado de Capacidade Técnica digital, agora disponível diretamente na plataforma do CreaNet. A novidade amplia a lista de soluções oferecidas e representa um ganho significativo em praticidade, segurança e transparência para os mais de 380 mil profissionais registrados na autarquia.
Com o novo serviço, o profissional pode emitir o atestado de forma totalmente digital, a partir da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) registrada e do contrato firmado, enviando o documento diretamente ao contratante para análise. Caso esteja de acordo, o contratante realiza a assinatura eletrônica dentro da própria plataforma, garantindo autenticidade ao processo. Após a assinatura, o atestado permanece disponível no sistema, permitindo que o profissional solicite posteriormente a Certidão de Acervo Técnico (CAT) de forma mais ágil. Para a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, a funcionalidade reforça o compromisso do Conselho com a valorização profissional e a eficiência dos serviços.
“O Atestado de Capacidade Técnica digital facilita a vida do profissional ao eliminar etapas burocráticas e trazer mais segurança a todo o processo. É uma solução que oferece confiabilidade, agilidade e respaldo técnico, alinhada às demandas atuais do mercado” – Lígia Mackey, presidente do Crea-SP.
Além de modernizar a emissão da CAT, o novo produto fortalece a integração entre informações técnicas, contratos e ARTs, promovendo mais transparência na relação entre profissionais e contratantes. Todo o fluxo acontece em um ambiente único e seguro, reduzindo riscos e otimizando o tempo de quem utiliza o serviço. Entre os principais ganhos, constam: processo 100% digital; segurança jurídica, com autenticidade e rastreabilidade do documento; centralização das informações, facilitando a gestão do acervo técnico; redução de erros e retrabalho, com integração aos dados já cadastrados; agilidade na emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT); e maior competitividade profissional.
A disponibilização do ACT digital no CreaNet faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas à transformação digital do Crea-SP, que busca simplificar processos, ampliar o acesso aos serviços e tornar a experiência do usuário cada vez mais eficiente e confiável
Reprodução Crea-SP
Imagem:
