PARA StudioTuca Easy Resize com

Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB) terá sua primeira edição em março, no Parque Ibirapuera

Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB) estreia no Parque Ibirapuera propondo reposicionar a arquitetura no imaginário cultural brasileiro

 

A primeira edição da Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB) estreia em 25 de março com o objetivo de repensar a relação das pessoas com a arquitetura e as formas de conexão com os espaços. Idealizada pelos fundadores da Archa, Anna Rafaela Torino e Raphael Tristão, em sociedade com Lucas Aragão e Felipe Zullino, mas operando de forma independente e sem fins lucrativos, a BAB nasce para enfrentar um desafio cultural importante: no Brasil, apenas 9% das reformas contam com o apoio de um arquiteto, segundo dados de uma pesquisa Datafolha encomendada pelo CAU Brasil em 2022.

“O que vemos é um desafio cultural. A arquitetura ainda é pensada de forma pontual, quase sempre no momento da reforma. A BAB nasce para ampliar esse olhar, propondo que a arquitetura seja percebida como cultura, como pensamento e como repertório cotidiano, algo que atravessa a vida das pessoas muito antes e muito além da obra” – Anna Rafaela Torino, Diretora de Conteúdo da BAB.

 

Pacubra Easy Resize com
Pacubra. Foto: Divulgação.

 

O evento ocupará o Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA), no Parque Ibirapuera (projeto de Oscar Niemeyer com paisagismo de Roberto Burle Marx), reunindo visitantes de todo o país para experimentar a arquitetura de forma imersiva. Neste prédio, criou-se o conceito de Pavilhão Brasil, que receberá pavilhões temáticos dos biomas brasileiros, trazendo interpretações contemporâneas sobre o morar em diferentes regiões e valorizando a pluralidade cultural e arquitetônica do nosso país.

A mostra apresenta também o Pátio Metrópole, área externa que se propõe  a ‘criar uma cidade’, ao reunir experimentações construtivas e instalações temáticas e comerciais. Arena de conteúdo, café, restaurantes, workshops e ativações de marcas são outros espaços de interação para o público visitante.

“A BAB inaugura um modelo de bienal que une educação, tecnologia e experiência para tornar a arquitetura mais acessível, viva e presente no cotidiano” – Raphael Tristão, Presidente da BAB.

 

Lucas Aragão Raphael Tristão Anna Rafaela Torino Felipe Zullino créditos André Ligeiro Easy Resize com
Lucas Aragão, Raphael Tristão, Anna Rafaela Torino e Felipe Zullino. Foto: André Ligeiro.

 

Concurso Masterplan  

Para desenvolver o Masterplan da edição inaugural, a BAB promoveu um concurso nacional aberto a arquitetos de todas as regiões do Brasil. O vencedor foi o Estúdio Leonardo Zanatta Arquitetura, escolhido entre dezenas de propostas enviadas. O arquiteto receberá, como prêmio, uma viagem cultural à Bienal de Arquitetura de Veneza 2026, acompanhada pelos sócios do premiado escritório de arquitetura Superlimão.

“Vencer foi especialmente gratificante diante da qualidade do júri e do nível das propostas apresentadas pelos demais finalistas, que entregaram trabalhos densos mesmo em um prazo reduzido. Sentimo-nos honrados por estar à frente da primeira edição da BAB e felizes por oferecer espaços onde os estados possam se expressar por si mesmos.” comenta o arquiteto Leonardo Zanatta.

O júri do primeiro concurso foi composto por nomes de referência na arquitetura e no design brasileiro, entre eles Amer Moussa (Condephat); Ana Paula Assis (Jornalista); Daniel Mangabeira (BLOCO Arquitetos); Fernando Mungioli (Revista PROJETO); Greg Bousquet (Architects Office); Marko Brajovic (Atelier Marko Brajovic); Nara Grossi (Gema Arquitetura); Olivia Buscariolli (IPHAN); Pedro Fernandes (SP Urbanismo); Rodrigo Ohtake (Ohtake); Silvio Todeschi (BCMF).

 

Imagem Masterplan BAB Easy Resize com ()
Segundo pavimento, Pavilhão dos estados. Imagem: Divulgação.

 

Pavilhão Brasil

Também em Concurso foram escolhidos os arquitetos e escritórios responsáveis por assinar o projeto de pavilhões estaduais, segmentados pelos biomas brasileiros. Os participantes representam diferentes regiões, e foram convidados a traduzir a diversidade de territórios, culturas e formas de habitar o Brasil contemporâneo por meio de propostas situadas. A arquitetura aparece como instrumento de leitura da paisagem, da cultura e dos modos de vida locais, articulando memória, materialidade, clima e experiência cotidiana. Além dos ambientes expositivos, o evento contará com uma área externa aberta ao público, com praça e palco para ativações e programação cultural.

 

AMAZÔNIA
Acre | Marcelo Rosenbaum e Marlúcia Cândida — Projeto Casa Empate Mulheres Seringueiras
Pará | Studio Tuca — Projeto Caminho dos Rios
Rondônia | Thiago Marques Arquitetura — Projeto Casa Entre Águas
Roraima |  Rayresson Rocha, Estúdio Modullus e Jacqueliny Ramires — Projeto Casa-território: onde o rio, o céu e o lavrado habitam.

ACRE MarceloRosenbaum Marlucia Easy Resize com
ACRE – Marcelo Rosenbaum e Marlucia. Imagem: Divulgação.

 

CAATINGA
Bahia | Vida de Vila — Projeto Casa do Mastro
Ceará | ARK Arquitetura e Interiores — Projeto É o Mar
Paraíba | Fabiano Lins Arquitetura — Projeto DO SERTÃO, ao verde e mar
Pernambuco | Thayná Padilha Arquitetura — Projeto Casa Pernambuco
Rio Grande do Norte | rodrarq — Projeto Casa de Veraneio
Sergipe | Mangaba Estúdio — Projeto Relicário de Voinha

PARAÍBA FabianoLinsArquitetura Easy Resize com
PARAÍBA – Fabiano Lins Arquitetura. Imagem: Divulgação.

 

CERRADO
Goiás | Bendito Traço Arquitetura — Projeto Casa de Amélia
Maranhão | Larissa Catossi e Guilherme Abreu — Raiz e Trânsito – Casa Pedro Neves
Minas Gerais | Marina Reis Arquitetura — Projeto Casa Adélia Prado
Tocantins | Marcus Garcia Arcteto — Projeto Casa da Arlê

GOIÁS - Bendito Traço Arquitetura.
GOIÁS – Bendito Traço Arquitetura. Imagem: Divulgação.

 

MATA ATLÂNTICA
Espírito Santo | Letícia Finamore Arquitetura — Projeto Mulher Capixaba Contemporânea
Paraná | Boscardin Corsi — Projeto A Casa que Dança
Rio de Janeiro | Paula Martins Arquitetura — Projeto Casa Corcovado
Santa Catarina | Jeferson Branco — Projeto Pavilhão de Santa Catarina
São Paulo (Cidade) | Gabriel Rosa — Projeto Loft da Escritora
São Paulo (Estado) | Os Gêmeos Arquitetura e Engenharia — Projeto Tão Paulista quanto a Avenida

RIO DE JANEIRO PaulaMartinsArquitetura Easy Resize com
RIO DE JANEIRO – Paula Martins Arquitetura. Imagem: Divulgação.

 

PAMPAS
Rio Grande do Sul | Studio Carbono + Matte Arquitetura — Projeto Querência Amada

RIO GRANDE DO SUL StudioCarbono MatteArquitetura Easy Resize com
RIO GRANDE DO SUL – Studio Carbono e Matte Arquitetura. Imagem: Divulgação.

 

PANTANAL
Mato Grosso | OHMA — Projeto Loft da Preservação Cuiabana
Mato Grosso do Sul | DNA – Deborah Nazareth Arquitetos — Projeto Casa Ñandejara

MATO GROSSO OHMA Easy Resize com
MATO GROSSO – OHMA. Imagem: Divulgação.

 

Ingressos e visitação 

Os ingressos terão preço de R$100 (inteira) durante o final de semana e R$ 80,00 (inteira) durante a semana e poderão ser adquiridos pelo site oficial da BAB. A entrada recomendada é pelo Portão 03, pela Avenida Pedro Álvares Cabral. A exposição também conta com uma parte aperta ao público para visitação, com praça e palco.

 

Patrocinadores e apoiadores

A realização do evento conta com o patrocínio de Electrolux, Archa, TCL, Suvinil, Copa Energia, Metrô SP, Ingresse, Westwing, Docol, ApexBrasil, Flora MDF, Zissou, Portobello, Theodora Home, Branco Casa e by Kamy, além do apoio institucional do CAU/BR e da AsBEA/BR, e da parceria de mídia com o Architecture Hunter.

 

Serviço — Bienal de Arquitetura Brasileira 2026 
Quando: 25 de março a 30 de abril de 2026
Horário: 12h às 21h
Onde: Parque Ibirapuera, São Paulo – Pavilhão das Culturas Brasileiras
Info: contato@bienaldearquiteturabrasileira.com
Site oficial: www.bienaldearquiteturabrasileira.com

 

Compartilhe este post