Um lar confortável, mas também projetado para abrigar obras de arte em ambientes modernos, como os de uma galeria, desafiaram a criatividade da profissional.
Nada melhor do que um espaço que remonta à uma galeria de arte, para que uma historiadora de arte se sinta literalmente em casa. Foi desta paixão que a arquiteta Consuelo Jorge tirou o conceito do projeto. Logo na entrada é possível perceber que não é mais um apartamento tradicional, graças a porta túnel em madeira pínus, que conecta o interior ao exterior. Na extensão dos 120 m² do living, sem barreiras visuais, o piso em Limestone Baiteg Blue, reforça a unidade dos ambientes e cria a sensação de estar em uma galeria. O sofá de quase 5 metros, assinado por Piero Lissoni, para a Living Divani, definitivamente tira o living do comum.
“A ideia era transformar o apartamento de 600 m² em um espaço onde a família e a arte pudessem conviver em harmonia. O foco era poder abrigar obras de arte em um ambiente arrojado sem deixar de lado o aspecto lúdico do lar, valorizando toda a história de vida da moradora.” – Consuelo Jorge.
A cozinha disposta em formato de “L”, da Kitchens, divide o ambiente com a sala de jantar, setorizada pela mesa Tense, do designer P and M. A bancada de preparo é de Corian cinza, bem como os armários e o revestimento do frontão. O objetivo era que a casa implicasse em um lugar onde as coisas se encontram com o mundo da moradora.
O projeto foi pensado como a composição do pensamento da moradora, onde o vivido compõe o espaço, refletindo o estilo de vida, cercada por objetos que expressam a dinâmica do dia a dia.
Com o piso único, em Limestone baiteg blue, o ambiente também recebe a cadeira de balanço On, criada em 1977 por Oscar Niemeyer e a luminária de pé Tolomeo Mega, dos designers Giancarlo Fassina e Michele De Lucchi.
A escrivaninha Quilombo, de Arthur Casas e a Poltrona Commander, assinada por Jorge Zalszupin compõem o home office. Ao lado, as funcionais estantes pivotantes expõem os livros, mas também se abrem para o home theater.
A cama Febo, de Antonio Citterio para a B&B Itália parece feita sob encomenda para o clássico conjunto de poltrona e puff, Portofino Bergere, da Minotti.
Revestido com tradicionais azulejos brancos, o banheiro exprime o lado princesa da filha da historiadora, com louças Duravit, banheira Cheshire, da Doka e metais Grohe.
Por Redação
Imagens: Fran Parente