O uso de plantas escultóricas e soluções inteligentes para melhor aproveitamento do espaço valorizam design aberto, elegante e fluido.
Puro design, este projeto para a Cyrela pretendia ser inovador. A concepção conceitual criada by Pininfarina, que transporta a linguagem gráfica dos carros aos elementos projetuais deste empreendimento vencedor do prêmio Alemão IF DESIGN AWARD 2019, traz consigo aspectos clássicos referente ao setor automobilístico de luxo: elegância, minimalismo, sofisticação e velocidade. O uso da linha reta que culmina em linhas curvas agrega fluidez ao olhar, ao espaço e a circulação. O projeto então apresenta layout limpo, de ambientes integrados, que através do design dispõe elementos de forma a gerar amplitude ao terreno de 2500 m².
O paisagismo requintado e descontraído criado por Benedito Abbud para o empreendimento de apartamentos compactos de luxo, em São Paulo, dialogou integralmente com o conceito concebido pelo Escritório Pininfarina, que foi convidado ao projeto a partir da ideia de se propor um residencial inspirado na linguagem automobilística. Cada detalhe foi planejado para máximo aproveitamento do terreno, mantendo a integridade conceitual no uso de linhas curvas que criassem certo movimento. De acordo com Abbud, houveram vários desafios, mas cada um deles trazia consigo uma imensa oportunidade de criação, que não só solucionasse, mas que agregasse ainda mais valor ao design proposto.
“O paisagismo tem seu maior valor na vivência do espaço. Sucesso é encantar os clientes, conquistá-los e vê-los adorar morar ali.” – Benedito Abbud.
O uso de plantas escultóricas, como as tamareiras e agaves, valorizam o design aberto e fluido. A proposta foi preencher o espaço fazendo melhor aproveitamento das áreas permeáveis com inclusão de gramado.
O acesso ao prédio é um destaque a parte: criou-se uma longa rampa para compensar o desnível da calçada. Uma janela comprida com visualização para o terreno interior a acompanha. Na entrada principal, a ideia foi não dividir os espaços, mas trabalhar detalhes e delicadezas que trouxessem amplitude.
Como foi necessário conceber uma rampa mais alta e extensa também no acesso da garagem, o paisagista projetou acima um jardim em níveis, criando uma espécie de “arquibancada” que proporcionou maior pé direito ao acesso. Detalhe que acabou valorizado, muito por conta da iluminação adicionada ao local.
Uma longa piscina de 50 m foi desenhada para ocupar toda a largura do terreno. O granito Black Cosmic que reveste parte da área externa e a acompanha recebeu delicada aplicação de fios dourados por toda sua extensão.
O espelho negro, aplicado no muro de fundo, foi incluído a fim de duplicar a paisagem. As palmeiras auxiliam ainda mais neste propósito, atribuindo ritmo ao espaço.
Por Redação
Imagens: Ana Mello