Easy Resize com

Gasto ZERO

Edifício corporativo é autossuficiente em água e energia.

 

Em busca de um projeto corporativo saudável e sustentável, o arquiteto Gonzalo Serra valeu-se de diversas tecnologias para a concepção da sede da RAC Engenharia, localizada em Curitiba (PR). A empresa, com cerca de 30 funcionário – divididos em setor administrativo, engenharia, finanças e diretoria – contou com uma edificação de 836 m² que recebeu o selo LEED Platinum, com 97 pontos – a maior pontuação da América Latina. “A sede é o primeiro edifício corporativo NET Zero Água e Energia do Brasil. Isto é, toda a energia elétrica é gerada por placas fotovoltaicas implantadas na cobertura do edifício, atendendo a 100% dos equipamentos do escritório. Além disso, as águas pluviais e esgoto são tratados in loco, fazendo que o sistema hídrico funcione em um ciclo fechado, desconectado da rede de água convencional”, aponta Gonzalo Serra.

Autossuficiente em água e energia, a edificação é um ícone quando se fala de construção sustentável. Para se ter uma ideia, anualmente são gerados mais de 26 mil kW em energia, através de painéis fotovoltaicos que atendem a todas as demandas do espaço. “Algumas medidas também foram tomadas para reduzir o consumo de energia do edifício, como o uso de luz natural, de lâmpadas LED e a instalação de sensores fotométricos e de presença, além de um ar-condicionado super eficiente, que atua de acordo com a real carga térmica necessária em determinado momento”, explica o profissional. A água, por sua vez, é captada da chuva e resguardada em um reservatório de 5 mil litros para, depois, ser filtrada. A sede conta ainda com o próprio sistema de tratamento de esgoto.

 

“Todo o processo de projeto englobou um trabalho sinérgico de profissionais que conceberam um objeto construído inovador e de alto desempenho, através de simulações de computador e sua e posterior aplicação real dos melhores resultados” – Gonzalo Serra.

 

Concebido para que usufruísse do que há de melhor no mercado de sustentabilidade e conforto na construção civil, o projeto de Gonzalo Serra recebeu o LEED Platinum, com a maior pontuação da América Latina.

A sede da construtora ganhou estrutura de concreto aparente, em uma estética industrial. Na fachada de acesso, brises verticais foram instalados para controlar a incidência do sol nascente, especialmente no verão. 

Na fachada posterior, brises vegetais caducos permitem o controle da incidência solar. Gonzalo Serra optou pela folhagem de espécie ‘falsa-vinha’ que, ao crescer, tomará toda a estrutura. E escolha se deu porque a espécie se adapta às estações do ano, permitindo, através da podagem, controlar a densidade da planta e regular o conforto visual e térmico.

 

Easy Resize com

 

Easy Resize com

 

Easy Resize com

 

Na recepção, o concreto se destaca, trazendo a estética da fachada para o interior do projeto. Ao fundo, o vidro acidato serve para conferir privacidade para a sala de reunião, mas sem abrir mão da luz natural indireta. O painel de madeira (Ambi Brasil), perfurado, auxilia no conforto acústico.

Para permitir um ambiente saudável para quem trabalha, a edificação contou com pátios descobertos, para os momentos de descompressão e lazer. O paisagismo e mobiliário de madeira trazem a natureza para mais perto.

Internamento, os ambientes prezam pela integração, criando uma permeabilidade visual e física. Como a solução gera grandes vazios, nuvens de forro acústico de gesso perfurado amenizam as reverberações e eco. Além delas, revestimentos de parede madeirados canaletados e grandes panos de tecido absortivo complementam o projeto. As mesas são da Cequipel e o ar condicionado Daikin mantém a temperatura agradável. 

 

Easy Resize com

 

Easy Resize com

 

Interna ADM Easy Resize com

 

Easy Resize com

 

Easy Resize com

 

Easy Resize com

 

Detalhe da fachada em concreto, com placas fotovoltaicas (Canadian) responsáveis pela geração total de energia utilizada no edifício. O material, além de trazer a estética desejada, auxiliou no conforto termoacústico da construção.

O edifício se divide em um subsolo com estacionamento, térreo com área administrativa e serviço, mezanino de engenharia e um terceiro pavimento, para a diretoria e gerência. A construção conta ainda com um sistema próprio de captação e tratamento de água da chuva e esgoto.

 

Easy Resize com

 

Esquemas NET Zero Agua Easy Resize com

 

Corte Longitudinal Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Marcela Milan
Imagens: Albufeira

Compartilhe este post