Loft Zéfiro, por Patrícia Hagobian, com ambientes arejados e muita elegância, foi criado para a 34ª edição da CASACOR São Paulo
Inspirada no Deus Zéfiro – do vento oeste -, a designer Patrícia Hagobian criou um espaço híbrido e multifuncional, distribuídos em 140 m², para seu ambiente na 34ª edição da CASACOR. O Lóft Zéfiro Dunelli é marcado pela ventilação livre e pontos de calmaria para o olhar. Com todo mobiliário fornecido pela Dunelli, o intuito foi de trazer leveza e fluidez ao ambiente, vindo de encontro com o tema da exposição, “Casa Original”, um retorno às origens e busca da ancestralidade. Para isso, Patrícia optou por móveis com linhas retas, formas orgânicas e uma diversidade de texturas, como madeira, mármore, laca e aço. A permeabilidade do vento revela em momentos estratégicos, a linha do horizonte, exibindo pontos de calmaria para o olhar.
A conexão com a natureza e a liberdade vivenciada pelos velejadores é uma vertente do loft. No convite para sermos mais amigáveis com o planeta, que tal escancarar a janela, deixar a porta aberta e permitir a brisa entrar? E ainda que o mundo nos queira em caixinhas apertadas, a existência em algum momento se expande naturalmente – a casa conecta e conta histórias. E essa expõe a saga de um velejador apaixonado pela brisa, que conduz o vento para dentro de sua casa e da sua alma.
A necessidade de ambientes arejados em uma situação de pandemia é uma das principais características trazidas pelos profissionais da CASACOR. Mas além da ventilação cruzada, um pré-requisito da própria mostra, o projeto Loft Zéfiro traz um elemento inovador: vãos de entrada de ar, que integram todos os ambientes no alto das paredes.No amplo ambiente da mostra, logo na entrada, uma porta generosa e pivotante se destaca.
Na entrada, o destaque fica por conta do tapete verde redondo, com borda virada, esculpido manualmente em um desenho com linhas paralelas, convergindo em um ponto central. Ele é complementado por duas poltronas Mitra, do designer Maurício Bonfim, que foram produzidas em madeira maciça, com encosto curvado e detalhes em aço. A designer inseriu nichos de plantas para transmitir acolhimento e valorizar o espaço. Ainda no hall, a mesa lateral Lev, do Studio Fresa, ganha função de aparador.
A releitura da lacuna sai do óbvio e atravessa todas as paredes em aberturas contínuas de 50 cm acima das janelas, dando entrada para o vento e para o céu. Os curiosos vãos trazem a tendência de novos tempos de forma prática, arejando e trazendo segurança sanitária para o ambiente, mas também abraçam a tendência do subjetivo, dualidade entre o sólido e o fluído, traz conforto e acolhimento. Ao adentrar, revela um espaço onde a premissa é leveza. Ao passar pelo Hall de distribuição, a janela se abre, e um volume se forma, demarcando a área da Cozinha e Sala de Almoço.
Para a sala de jantar, integrada à cozinha, a junção da mesa Grian, com tampo em laca, desenhada pelo Studio Luazzu, com as cadeiras da Lattoog, em estrutura de tauari e assento de fibra de vidro revestida, resultaram em uma composição clean e arrojada.
Passando para o living, tanto o sofá Berilo, com detalhe em carvalho, quanto a poltrona Safira, levam a assinatura de Maurício Bonfim. Combinadas com a mesa de centro com tampo em mármore exótico Prada Nuovo, proporcionam uma atmosfera aconchegante e, ao mesmo tempo, sofisticada . Com o pé direito mais alto e volumes pronunciados, o Living é emoldurado pela vista. É no espaço mais generoso da casa, que a paisagem de tirar o fôlego se anuncia: o Home Office passa a coexistir e permite um momento de absoluto respiro. Em total interação, o closet completamente aberto, confere fluidez.
Não menos importante, o quarto é o espaço mais intimista. Grandes portas de correr permitem a integração. A cama possui linhas verticais trabalhadas individualmente, e ao mesmo tempo sugerem uma curva, unindo tecnologia construtiva e design artesanal. No lounge de saída, estantes assinadas pela arquiteta e fornecidas pela Dunelli recebem uma coleção de ampulhetas, fazendo alusão que apenas o tempo pode curar tudo.
Por Divulgação
Imagens: Divulgação