Edifício repleto de praças proporciona pausas espaciais para a grande instalação e oferece uma variedade de linhas de visão para espaços acima e abaixo.
Em 2011, a Maki and Associates foi convidada pela China Merchants Property Development (CMPD), uma das mais reverenciadas empresas imobiliárias chinesas, para realizar o projeto do grande primeiro museu de design na China, o Shenzhen Sea World Culture and Arts Center (SWCAC). A missão era projetar a primeira instalação cultural dentro do desenvolvimento multiuso do Sea World que serve como uma digna casa de arte e cultura para Shenzhen e grande China.
A forma de construção segue uma composição em duas partes: um pódio e um pavilhão. O pódio escultural, revestido de granito branco e verde, abriga as funções do museu e do varejo. O pavilhão consiste em três volumes cantilevered salientes para a cidade/montanha circundante, parque e o mar. Os três volumes abrigam um teatro, restaurante e salão multiuso. O teatro é fechado por uma pele dupla com louvers exteriores, permitindo vistas da cidade e da montanha de dentro.
O restaurante é marcado por um elemento de alumínio em forma de V, enquanto o salão multiuso é vidrado com pele dupla de ponta de aranha com vista para o mar. Os telhados de alumínio dobrados dos volumes criam um perfil afiado que produz diferentes tonalidades dependendo do ângulo do sol. O resultado é uma silhueta de construção dinâmica que simboliza o papel da SWCAC na disseminação da cultura e da informação — um grande navio branco no porto.
Um conceito importante de design foi melhorar a natureza pública do SWCAC, projetando uma paisagem aberta. A leste do edifício há uma grande “placa verde”, composta por uma série de aviões de grama dobrados que gradualmente levam os visitantes da cidade à orla. Duas grandes escadas em cada extremidade do pódio conectam a cidade e a baía de Shekou contornando o jardim do telhado que está aberto ao acesso público, criando um refúgio sereno do tráfego circundante. O resultado é um local de projeto integrado experimentado como um grande parque, onde os visitantes podem caminhar livremente em um circuito contínuo.
A demanda do programa interno para uma relação de cultura e área de varejo é resolvida por duas grades de mudança que representam as zonas de museu e varejo, elas se fundem para criar três praças públicas no meio: a Praça da Cultura, a Praça Central e a Praça de Cultura envidraçada de 16m de altura serve como a entrada principal da Estrada Wanghai para o setor museológico, espaços de oficinas e o teatro de 330 lugares. O setor museológico, assessorado pelo Museu Victoria e Albert, consiste em uma zona de entrada de conexão e cinco galerias; a maior é a Galeria Principal de 9,5m de altura iluminada por uma claraboia simbólica.
O Central Plaza é um átrio dinâmico composto por espaços de varejo e um pátio. A Praça da Orla com vista aberta para o mar consiste em escadas em espiral que levam ao salão multiuso de 800 metros quadrados. As praças são designadas como um material distinto – Culture Plaza com arenito indiano vermelho, Praça Central com mármore Sivec branco, e Waterfront Plaza com granito Azul Bahia azul. As praças não só proporcionam pausas espaciais para a grande instalação, mas também conectam verticalmente o edifício e oferecem uma variedade de linhas de visão para espaços acima e abaixo. Espera-se que o projeto do SWCAC melhore a interação de atividades dentro e ao redor da instalação e ajude a nutrir os interesses culturais de Shenzhen e além!
Por Cortesia Maki e Associados
Imagens: Cortesia Maki e Associados