maki cropped Easy Resize com

Shenzhen Sea World Culture and Arts Center

Edifício repleto de praças proporciona pausas espaciais para a grande instalação e oferece uma variedade de linhas de visão para espaços acima e abaixo.

 

Em 2011, a Maki and Associates foi convidada pela China Merchants Property Development (CMPD), uma das mais reverenciadas empresas imobiliárias chinesas, para realizar o projeto do grande primeiro museu de design na China, o Shenzhen Sea World Culture and Arts Center (SWCAC). A missão era projetar a primeira instalação cultural dentro do desenvolvimento multiuso do Sea World que serve como uma digna casa de arte e cultura para Shenzhen e grande China.

A forma de construção segue uma composição em duas partes: um pódio e um pavilhão. O pódio escultural, revestido de granito branco e verde, abriga as funções do museu e do varejo. O pavilhão consiste em três volumes cantilevered salientes para a cidade/montanha circundante, parque e o mar. Os três volumes abrigam um teatro, restaurante e salão multiuso. O teatro é fechado por uma pele dupla com louvers exteriores, permitindo vistas da cidade e da montanha de dentro.

 

maki cropped Easy Resize com

Aerial Easy Resize com

 

AA 水象 Easy Resize com

O restaurante é marcado por um elemento de alumínio em forma de V, enquanto o salão multiuso é vidrado com pele dupla de ponta de aranha com vista para o mar. Os telhados de alumínio dobrados dos volumes criam um perfil afiado que produz diferentes tonalidades dependendo do ângulo do sol. O resultado é uma silhueta de construção dinâmica que simboliza o papel da SWCAC na disseminação da cultura e da informação — um grande navio branco no porto.

Um conceito importante de design foi melhorar a natureza pública do SWCAC, projetando uma paisagem aberta. A leste do edifício há uma grande “placa verde”, composta por uma série de aviões de grama dobrados que gradualmente levam os visitantes da cidade à orla. Duas grandes escadas em cada extremidade do pódio conectam a cidade e a baía de Shekou contornando o jardim do telhado que está aberto ao acesso público, criando um refúgio sereno do tráfego circundante. O resultado é um local de projeto integrado experimentado como um grande parque, onde os visitantes podem caminhar livremente em um circuito contínuo.

 

maki cropped Easy Resize com

Roof West Easy Resize com

AXONOMETRIC Easy Resize com

A demanda do programa interno para uma relação de cultura e área de varejo é resolvida por duas grades de mudança que representam as zonas de museu e varejo, elas se fundem para criar três praças públicas no meio: a Praça da Cultura, a Praça Central e a Praça de Cultura envidraçada de 16m de altura serve como a entrada principal da Estrada Wanghai para o setor museológico, espaços de oficinas e o teatro de 330 lugares. O setor museológico, assessorado pelo Museu Victoria e Albert, consiste em uma zona de entrada de conexão e cinco galerias; a maior é a Galeria Principal de 9,5m de altura iluminada por uma claraboia simbólica.

 

Central Easy Resize com

Exhibit ParkView Easy Resize com

 

O Central Plaza é um átrio dinâmico composto por espaços de varejo e um pátio. A Praça da Orla com vista aberta para o mar consiste em escadas em espiral que levam ao salão multiuso de 800 metros quadrados. As praças são designadas como um material distinto – Culture Plaza com arenito indiano vermelho, Praça Central com mármore Sivec branco, e Waterfront Plaza com granito Azul Bahia azul. As praças não só proporcionam pausas espaciais para a grande instalação, mas também conectam verticalmente o edifício e oferecem uma variedade de linhas de visão para espaços acima e abaixo. Espera-se que o projeto do SWCAC melhore a interação de atividades dentro e ao redor da instalação e ajude a nutrir os interesses culturais de Shenzhen e além!

 

SHZ WFP Studio onsite Easy Resize com

SHZ WFP Studio onsite Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Cortesia Maki e Associados
Imagens: Cortesia Maki e Associados

Compartilhe este post