Com obras de revitalização que revelaram um pé direito de 7,5m na sala principal, o IED Rio agora ocupa o segundo andar do icônico edifício dos anos 1930.
Com obras de revitalização que revelaram um pé direito de 7,5m na sala principal, o IED Rio agora ocupa o segundo andar do icônico edifício dos anos 1930. Com laboratórios de informática, de moda, e de protótipo, uma ampla sala multidisciplinar, uma biblioteca e um lounge de convivência, a escola internacional de design inicia seus cursos em 2022. Já estão abertas as matrículas para os 16 cursos em várias áreas, e com durações variadas – programas One Year, Pós-Graduação e Extensão. As aulas serão presenciais, com algumas disciplinas online.
Com perto de 700 metros quadrados de área, a nova sede do IED abriga vários laboratórios – de informática MAC e PCs, de moda, e de protótipo – além de uma sala multidisciplinar com pé-direito de 7,5m, uma biblioteca e um lounge de convivência.
O projeto arquitetônico da nova sede ficou a cargo da italiana Carlotta Pinna e Francisco Viniegra, que cuidou do gerenciamento, e já havia trabalhado na antiga sede na Urca. O design de interiores tem projeto do Escritório UHMA, e mobiliário exclusivo do Studio Pedro Leal, criado por Pedro Leal e Marcos Carvalho, que estudaram no IED. A sinalização é feita com grafites de Rafo Castro, professor do IED, e Bruno Bogossian pintou o mural na grande sala, com o pé direito equivalente a dois andares. A criação do Lighting Design é de Diana Joels, coordenadora deste curso no programa One Year de Design de Interiores.
“A primeira etapa foi cumprida. Ver o orgulho e a satisfação no olhar de cada docente e membro da equipe do IED ao entrar no novo espaço foi uma recompensa por todo o esforço realizado em conjunto, ao longo desses últimos meses”, diz. “Conseguimos devolver para a cidade uma nova sede à altura da história que tivemos na Urca. Estamos renovados para receber estudantes de todo o Brasil e do mundo!” – Gianfranco Pisaneschi, diretor do IED Brasil.
O IED Rio poderá usar ainda outros espaços na Casa D’Italia, como seu amplo teatro e o terraço, com a espetacular vista para a Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, o Corcovado, Outeiro e Marina da Glória. O local já foi palco de desfiles das coleções criadas pelos alunos do IED, em seus trabalhos finais do curso Design de Moda.
Fonte: IED Brasil e CWeA
Imagens: Luiza Schreier.