Duo de criativos Nicole Tomazi + Sergio Cabral assinam projeto arquitetônico da loja conceito.
Referência no mercado brasileiro de mobiliário, a Estar Móveis inaugura o espaço Estar Anexo no último dia 7, ampliação da loja conceito com projeto arquitetônico assinado pelo duo de criativos Nicole Tomazi + Sergio Cabral.
A iniciativa faz parte das comemorações dos 70 anos da marca que iniciou as atividades em 1952 com a abertura de uma pequena loja em Santo André pelo jovem casal Sara e Israel Apter, pais de Edith Diesendruck e Raquel Fogelman, as diretoras à frente da Estar Móveis.
A casa, escolhida para receber a Estar Anexo, incorporou aproximadamente 250m2 na antiga loja que, somados a seus 200m2, resolve a questão inicial das empresárias: ampliar o showroom e criar mais possibilidades de apresentação do seu mix de produtos. Os arquitetos puderam desenvolver o projeto de maneira livre, costurando ideias e projetando in loco na maior parte do tempo. Isso trouxe dinamismo à reforma, além de proporcionar resultados únicos advindos do fluxo criar-fazer, imposto pelo desafio.
Um dos principais destaques está no piso do térreo, onde definiram o mix de pedras pensando em uma paleta mais neutra, porém com identidade, algo sempre presente na Estar. Foi produzido um piso monolítico de concreto utilizando pedras como agregado, substituindo a brita geralmente utilizada. A ampliação da loja conceito Estar Gabriel conta com o apoio da Suvinil.
Um destaque fica por conta da escolha de dividir a loja em duas a partir das cores: um térreo neutro e um segundo pavimento vivo, onde é possível criar micro espaços expositivos utilizando as cores como cenário. As passagens entre a Estar Conceito e a Estar Anexo foram criadas a fim de pontuar a diferença entre os espaços, gerando um percurso que evidencia as inúmeras possibilidades dos produtos da loja. A retirada dos acabamentos da casa nos permitiu aproveitar as texturas deixadas, nos apropriando das marcas para gerar novas sensações. Com esse projeto conseguimos aplicar nossa filosofia de sermos aliados da simplicidade do fazer e do sentir, proporcionando que cada visitante possa desfrutar e valorizar os produtos em espaços amplos e únicos.” – Nicole Tomazi + Sergio Cabral.
Com essência contemporânea, a Estar Móveis sinaliza tendências em comportamento e apresenta uma seleção diferenciada em design de mobiliário. Com forte identidade brasileira, oferece coleções com linhas e matérias primas originais, resultado da parceria com criativos e designers nacionais.
Em 1978, após 26 anos de sua abertura em 1952 em Santo André, a Estar Móveis muda de endereço, mais precisamente para a rua Jurubatuba, a “Rua dos Móveis”, em São Bernardo. Não havia no Brasil um lugar mais famoso e conhecido para móveis do que este lugar. A construção do prédio foi desenhada pelo renomado arquiteto e engenheiro Mantovani. A loja permanece como matriz até hoje, com 5 andares e mais de 2.000 m² de exposição.
Em 1995, com os empreendedores entusiasmados para fazer uma loja mais moderna, a marca inaugura um espaço em Moema, em um movimento para o primeiro endereço na cidade de São Paulo. Com o falecimento de Sara, a querida matriarca que inspirou a todos, a segunda geração assume a liderança da empresa. Em 2000, a artista plástica Edith Diesendruck e a administradora de empresas Raquel Fogelman trazem um sopro de juventude, com novos olhares e propostas de linhas limpas e leves, sinalizando a sinergia com o design brasileiro.
Com o amadurecimento da marca, em 2013 a Estar Móveis inaugura a loja conceito, a Estar Gabriel, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, endereço icônico de decoração e design em São Paulo e no Brasil. Para a arquitetura do showroom, foi escolhido o SuperLimão Studio, que inovou na forma hexagonal da colmeia que confere unidade e nova volumetria ao projeto, uma expressão diferente da maior parte das lojas, com conceitos de reutilização, preservando certa memória.
Com a experiência adquirida e perspectivas otimistas, em 2022 a marca inaugura o Estar Anexo, a ampliação da loja conceito, e convida os criativos Nicole Tomazi e Sergio Cabral para assinar o projeto arquitetônico. “A proposta é que a loja seja um lugar de inspiração, informação e experimentação. É um laboratório de ideias e experiências, onde compartilhamos nossos valores. Acreditamos no que fazemos, nossos móveis mostram quem somos”, comemora Edith.
Imagens: Ary Diesendruck