Super Vernáculos revela como designers e arquitetos estão criando respostas imaginativas aos desafios contemporâneos.
A 27ª edição do BIO Ljubljana (BIO27), a mais antiga e uma das principais bienais de design do mundo, com abertura no dia 26 de maio sob a curadoria de Jane Withers, reúne designers, arquitetos, pensadores e pesquisadores de todo o mundo.
O tema do BIO27, Super Vernáculos, explora um movimento crescente e ambicioso que se inspira na arquitetura vernácular e inteligência de design para moldar um futuro mais resiliente e equitativo.
O Super Vernáculos revela como designers e arquitetos estão tomando nota das tradições vernáculas e sistemas de valor largamente ignorados na era moderna para criar respostas imaginativas aos desafios contemporâneos, como escassez de água, desperdício e biodiversidade em declínio. Os projetos apresentados no localismo em primeiro plano BIO27, conexão com a natureza e resiliência ecológica. As abordagens do Super Vernaculars incluem um sistema de gestão de água baseado na natureza em toda a cidade, alternativas de baixa energia ao ar condicionado, sistemas alimentares de lixo zero e design que suporta comunidades locais e regeneração paisagística.
Com curadoria da principal curadora independente, consultora de design e escritora, Jane Withers, com a curadora assistente Ria Hawthorn (Reino Unido), o Super Vernáculos é considerado uma coleção de histórias contadas por meio de estudos de caso que mostram como essas ideias servem como trampolim para a inovação contemporânea.
“A expansão global e o capitalismo desenfreado em detrimento do planeta precipitaram a catástrofe climática e aceleraram o enorme desequilíbrio entre a humanidade e o mundo natural. Super Vernáculos, tema do BIO27, explora um movimento crescente e ambicioso que se inspira em tradições e práticas de design vernáculos de todo o mundo para moldar uma visão radical para um futuro mais responsivo e resiliente.” – Jane Withers.
Com sede no Museu de Arquitetura e Design (MAO) e criada em cooperação com o Centro de Criatividade eslovênia (CzK), a Bienal compreende a exposição Super Vernáculos; uma apresentação das cinco comissões de plataforma de produção; e um programa vibrante de palestras, workshops e eventos envolventes. Um programa de exposições e eventos por satélite em toda a cidade será anunciado em abril.
Com: Assemble and BC Architects, Ant Studio, Marjan van Aubel, DnA Design and Architecture, Isla Urbana, Kellenberger-White, Swati Janu, Fernando Laposse, Atelier LUMA, Shneel Malik, Enzo Mari, Material Cultures, Bruno Munari, Joar Nango, Carolien Niebling, Ooze, Marjetica Potrč, Francesca Sarti, Adam Štěch, Trajna, e muitos mais, além de cinco equipes da Plataforma de Produção BIO27: Krater, Robida. Pjorkkala, Garnitura e Futuring.
Serviço
27ª Bienal de Design: BIO27 Super Vernáculos
Museu de Arquitetura e Design (MAO)
26 de maio de 2022 – 29 de setembro de 2022
Site – https://27.bio.si/
Fonte: BIO27/Archdaily
Imagens: Divulgação BIO27