IMAGEM CARPOT

Estrutura gera energia limpa e tem baixa pegada de carbono

Chamada de Carport, estruturas geram energia limpa e podem contribuir para que cerca de 3.600kg de CO2 não sejam lançados na atmosfera todos os anos.

 

Uma parceria entre o CSEM Brasil, um dos mais importantes centros de pesquisas do país e o Grupo AES desenvolveu uma inovadora aplicação para as células fotovoltaicas orgânicas (OPV): o Carport. Montados sobre uma estrutura de 70m2 são instalados 60m2 de células OPV que absorvem a energia solar e a transformam em energia elétrica. Esta energia pode alimentar diretamente sensores de vagas, fornecer iluminação ou mesmo carregar veículo elétrico, de maneira sustentável. Além disso, é possível interligar a estrutura com a rede elétrica e assim, encaminhar energia que poderá ser abatida no valor final da conta mensal. Os primeiros Carports foram instalados no rooftop da AES Tietê, na cidade de São Paulo!

A tecnologia do OPV (do inglês Organic Photovoltaic) é uma inovação no setor energético, sendo composta por materiais orgânicos, não-tóxicos e abundantes na natureza. Fatores que fazem com que seja considerada a alternativa mais verde para geração de energia em todos os lugares. Seu processo produtivo possui a mais baixa demanda energética dentre todas alternativas existentes e a mais baixa pegada de carbono (10 a 20 vezes menor que as tecnologias solares tradicionais). Assim, um Carport com 60m² de OPV pode contribuir para uma redução de 3.600kg de CO2 lançados na atmosfera todos os anos.

 

IMAGEM CARPOT

 

 

A parceria entre o Grupo AES e o CSEM Brasil, nestas pesquisas, surgiu da busca por desenvolver novas tecnologias e aplicações alinhadas à duas fortes tendências, a geração de energia limpa e a geração distribuída de energia, inserindo-se como pioneiro na tecnologia de Carport através dos painéis fotovoltaicos orgânicos. O CSEM, Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia, já na década de 80 apostava em inovação para o desenvolvimento do país, e a FIR Capital trouxe o modelo para o Brasil. Chegando aqui no ano de 2006, nascia o CSEM Brasil, com o apoio do Governo de Minas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Going Green
Imagem: Divulgação

 

Compartilhe este post