Foto Dupla Easy Resize com

Perspectiva urbana

Arquitetura contemporânea busca integração entre o privado, o público e o desenho urbano da cidade, com sustentabilidade e inovação.

 

O Siga Moema, projeto do escritório FGMF concluído em 2021, São Paulo, foi organizado a partir de um embasamento em concreto aparente, com volumes e dimensões diversas,  compondo hall de entrada, lojas, áreas comuns e apartamentos com tipologias diferenciadas. Pensado para que tivesse relação íntima com a cidade, alargando calçadas, evitando muros e grades e produzindo jardins, a torre é rotacionada em relação à esquina da rua em que está localizada, garantindo visual livre para as janelas de todos os apartamentos. São 12.534,55 m2, 19 andares.

Sistema estrutural em concreto, inclusive aparente no térreo, muitos são os jardins verticais e horizontais para estabelecer forte conexão com o bairro de Moema. Na torre, os materiais utilizados ganham maior evidência por conta de seus guarda corpos e brises dos apartamentos. Em diferentes tons de marrom e desenho cuidadoso, esses itens da edificação são, de fato, protagonistas na composição do edifício.

 

Foto Easy Resize com

 

Em busca, sempre, de uma arquitetura contemporânea, investigativa, inovadora, o design explora ainda, além do concreto, a madeira e o aço, para compor o edifício multiuso e integrado ao plano urbanístico da cidade. Salão de festas, academia, brinquedoteca, piscina climatizada, sauna, terraço com área gourmet compõem a pluralidade do projeto.

 

“No Siga Moema, buscamos fazer com os primeiros andares tivessem essa relação cordial e dinâmica com o espaço externo. Sem grades e muros, os pavimentos inferiores proporcionam uma calçada mais ampla, com áreas verdes e espaços comerciais que movimentam a rua. A torre está posicionada de tal forma que amplia a esquina e a perspectiva de quem circula pelo bairro.” – FGMF

 

A premissa sustentabilidade foi condição obrigatória e previu-se sistemas de reúso de água, aquecimento solar, elevador com sistema economizador de energia, estações para carregamento de automóveis elétricos, sistemas automáticos de irrigação, jardins verticais e horizontais (inclusive com teto jardim), pergolados e elementos de sombreamento (brises soleil tipo venezianas).  Com integração do ambiente privado ao público, o projeto proporcionou, ainda, uma praça na extensão de sua fachada, com calçadas recuadas e jardim com plantio de espécies nativas.

 

Foto Easy Resize com

 

foto Easy Resize com

 

Harmonia geométrica, sustentabilidade e adaptabilidade orientam o Siga Moema, que oferece diversas opções de apartamentos para diferentes perfis de moradores. 

A torre residencial foi rotacionada em relação à esquina da rua onde está localizada, garantindo aos moradores visão ampla e abundante luminosidade natural.

 

Foto Dupla Easy Resize com

Foto Easy Resize com

 

Projetado a partir de tendências contemporâneas, o design explora o uso de materiais como aço, madeira e concreto. Os primeiros níveis da torre contam com apart studios de 30 m2 e os demais pavimentos, com três unidades de 147 m2 por andar.

Blocos de concreto expostos em diferentes proporções, criando um jogo de volumes e profundidades na edificação. O edifício tem fachada ativa, com lojas no térreo. 

Hall de entradas e elevadores, com luminárias desenvolvidas por Ana Neute e pela Itens.

 

foto Easy Resize com

foto Easy Resize com

 

Planta Terreo limpo page Easy Resize com

Planta Pav Tipo limpo page Easy Resize com

Planta Cobertura limpo page Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Redação
Imagens: Fran Parente

Compartilhe este post