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“Espaço Insights e Tendências” – Expo Shopping

A convite da Abrasce, o estúdio ACIA Arquitetos é responsável por desenvolver uma área interativa de 700m2 com inovações e tendências para o setor.

 

Atendendo ao convite da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o estúdio ACIA Arquitetos é responsável por conceber o espaço Tendências e Insights na mais importante feira do setor de shopping centers da América Latina. A proposta visou trazer aos 12 mil visitantes a experiência de desfrutar das principais inovações e tendências que a arquitetura proporciona em experiências de lazer e consumo.

 

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Focando na temática do “Shopping do Futuro”, o stand de 700m2 foi pensado para apresentar as novas dinâmicas em torno destes centros comerciais. O conceito principal parte da linha de transformação destes espaços em um hub social no qual a arquitetura é responsável por criar áreas de convivência que atendem aos novos padrões comportamentais em torno da socialização, consumo e necessidades de uma nova era, que já vinha se desenhando no período pré-pandemia e se concretizou nos últimos dois anos. A humanização direciona este novo modelo de shopping centers apresentado pelo estúdio, que deverá ser mais aberto em seu design, profundamente integrado ao meio urbano, à comunidade de seu entorno e com novos usos destes espaços.

 

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Dentro do stand projetado, o Acia Arquitetos segmentou as áreas para experiências distintas, sob os conceitos:

Tecnologia: um espaço dedicado à inclusão de experiências voltadas para realidade virtual, games, arenas para e-games e cinemas interativos, agregando um mercado em expansão à experiência recorrente dos shoppings centers.

Economia circular: o espaço traz como destaque a inclusão de empresas que focam no mercado fashion sustentável, adaptando-se à demanda crescente por um estilo de vida que prioriza o consumo de alternativas limpas.

Comunidade: o espaço traduz o papel social do shopping para os bairros de seu entorno, com o apoio às comunidades locais e à formação educacional de novos profissionais para o varejo.

Coworking: nesta área, há como proposta, a integração de espaços corporativos e colaborativos que deverão abrigar novas startups e trabalhadores remotos dentro da estrutura dos shoppings.

Sustentabilidade: a área demonstra as soluções técnicas para a redução do gasto de recursos naturais, focando no aproveitamento energético, sistemas de reuso de água e manutenção adequada de resíduos.

Mobilidade: partindo da ideia de integração com o bairro para qualificação do urbanismo, o espaço difunde a ideia de shoppings como novas centralidades urbanas com melhores acessos a transportes alternativos, como patinetes, bikes e carros elétricos. Na proposta, além de disponibilizar carregadores para os autos, empresas de locação especializadas neste segmento deverão atuar dentro destes novos complexos.

A ACIA Arquitetos é um estúdio de arquitetura especializado em projetos de alta complexidade para exigentes nichos do mercado imobiliário, nasceu a partir da parceria com o escritório internacional de origem espanhola L35 e atua com expertise em projetos voltados para o varejo, além de comerciais, residenciais, uso misto, corporativos, hoteleiros e de lazer

 

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Imagens: Divulgação ACIA

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