Vue sur le parc des berges Easy Resize com

Ponto de encontro!

Projeto repensa os espaços públicos emblemáticos ao redor de Notre-Dame como uma montagem de atmosferas climáticas.

 

Após o incêndio que consumiu boa parte da Catedral de Notre-Dame, a cidade de Paris lançou, em 2021, uma competição de design para repaginar a paisagem urbana de seu entorno. O escopo da competição incluiu o pátio da catedral, seus espaços subterrâneos e as áreas sobre as margens do rio Sena. A equipe liderada pelo paisagista Bas Smets, de Bruxelas, foi escolhida pelo júri como vencedora e será a responsável pela reforma, com início previsto para 2024 e conclusão em 2027. A reconstrução do local, projetada em colaboração com a agência de planejamento urbano GRAU e o escritório de arquitetura Neufville-Gayet, é complementar à restauração da catedral e o novo pátio foi projetado como uma clareira, que destaca a fachada oriental de Notre-Dame, integrando vegetação abundante.

O espaço atrás da catedral, tão grande quanto o pátio frontal, dividido por cercas, se tornará uma grande praça contínua entre a catedral e o Sena, em torno de um gramado generoso que se abre sobre os vitrais. Os jardins ao sul, bem como as árvores existentes, serão integrados em um grande parque ribeirinho de 400 metros de comprimento. Um total de 131 novas árvores serão plantadas e a paisagem arborizada pretende destacar o volume da construção, articulando os diferentes espaços e revelando perspectivas sobre a catedral em todas as rotas de abordagem.

“Por 800 anos, Notre-Dame tem sido testemunha privilegiada da transformação da cidade. Repensar o entorno significa, antes de tudo, questionar como serão os espaços públicos para a cidade do futuro.”  – Bas Smets

 

foto Easy Resize com

 

Autodesk, referência mundial em software para projetos, apoiou Paris fornecendo expertise tecnológica durante toda a competição. A metodologia BIM da multinacional americana foi utilizada para a criação de um modelo 3D da área existente em torno da catedral, o que proporcionou às equipes melhor entendimento das restrições do local. “A visualização 3D dos projetos das equipes concorrentes permitiu ao júri mergulhar nas propostas de reconstrução deste importante distrito histórico de Paris, para escolher o melhor projeto. Esperamos que milhões de visitantes desfrutem deste local excepcional assim que a reforma for concluída”, destaca Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris.

A abertura do muro de contenção da plataforma cria uma conexão direta com a área de recepção criada na passagem subterrânea. Uma grande praça contínua será criada. As ruas adjacentes são consideradas no projeto: uma plataforma para pedestres será construída na rue du Cloître-Notre-Dame, que corre ao longo da catedral.

  

foto Easy Resize com

foto Easy Resize com

Vue depuis le quai de Montebello Easy Resize com

 

O antigo estacionamento subterrâneo, localizado sob o pátio atual, será transformado em um calçadão interior. Ele vai abrigar em 3000 m2 áreas de recepção à Notre-Dame (armazenamento de bagagem, instalações sanitárias, quartos para grupos…) e oferecerão novas experiências aos visitantes: um novo acesso à cripta arqueológica e uma abertura no Sena. O novo layout também permitirá novas vistas da catedral. Uma escada será construída em frente à entrada principal e permitirá o acesso ao calçadão interno. 

 

foto Easy Resize com

foto Easy Resize com

 

Coupe biospherique Easy Resize com

 

Axonometrie paysage Easy Resize com

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Redação
Imagens: Bureau Bas Smets, Studio Alma for BBS e Jeudi Wang for BBS. 

 

 

Compartilhe este post