“Fundamentos de UX – Conceitos e Boas Práticas” apresenta panorama do que há de mais novo no design da Experiência do Usuário.
A tecnologia nos apresenta aplicativos cada vez mais inovadores, seja para prova de vida por reconhecimento facial, totens de serviços inteligentes e os já tão queridos pagamentos por aproximação. Alguns deles trazem facilidades ao dia a dia das pessoas, com situações que impactam profundamente suas vidas.
O design da Experiência do Usuário (User Experience ou UX), campo de estudo e prática tão essencial para quem deseja inovar, recebeu tratamento completo no livro “Fundamentos de UX: Conceitos e Boas Práticas”, de Guilhermo Reis, sob a coordenação editorial de Hélio Eduardo Lopes. A obra já é apontada como a “bíblia” do segmento e começa a ser vendido no site oficial e em portais especializados no final de agosto.
Como ponto de partida, o livro traz insights importantes para o profissional de UX. “Esse primeiro volume trata do que o profissional precisa fazer, com ferramentas conceituais e de boas práticas, apresentando as principais disciplinas que compõem a UX – arquitetura da informação, usabilidade, design de interação, design visual etc.”, explica o autor.
Segundo Guilhermo, a experiência do usuário é central nas sociedades modernas, decidindo questões essenciais quanto à compreensão dos funcionamentos e usos. “Algo bem projetado resolve nossa vida, mas seu contrário também existe. É muito importante que se entenda como utilizar as coisas, especialmente no mundo digital”, diz, exemplificando a dificuldade que algumas pessoas têm para utilizar o caixa eletrônico até hoje, especialmente no manuseio do teclado com ambiguidade feito para evitar fraudes.
A empatia está totalmente envolvida com os projetos UX e, por isso, foi um dos ingredientes do livro. Nele, há uma série de recomendações com base em conceitos teóricos e boas práticas com o intuito de deixar as interfaces mais simples. “Por exemplo, buscamos compreender o comportamento do leitor das mídias digitais na projeção de novos produtos. Hoje, é necessário que o design seja direto, intuitivo e objetivo e, se for relacionado com texto, deve ser algo que o leitor absorva com uma passada de olhos. No livro, observamos essas e diversas outras características e compo
Livro tem abordagem técnica e didática
Com uma pegada técnica para profissionais consultarem e didática para professores e alunos estudarem, a publicação também tem como foco designers e o público interessado em UX e design thinking voltados a devices de ponta. O site da publicação oferece uma série de materiais para consulta e download, facilitando a vida de quem queira inovar na área. “É uma ótima referência bibliográfica para professores de design utilizarem em seus cursos. E também ajuda profissionais de outras áreas interessados no tema. Se um Project Owner precisar saber mais sobre UX, encontrará o que precisa no livro”, diz Guilhermo.
As principais disciplinas que compõe a UX foram abordadas com profundidade. Usabilidade do texto e UX Writing, por exemplo, foram contemplados com capítulos que trazem uma série de recomendações de como escrever textos para as interfaces digitais com referência a grandes autor
Guilhermo Reis é especialista em UX, o design da experiência do usuário, e trabalha na área há mais de 20 anos, projetando e liderando times de UX em grandes empresas como a Claro, o Globoplay, a Catho, a WebMotors, e o Banco Real. Tem mais de 10 anos como professor de UX, dando aulas em cursos de pós-graduação e oficinas. Já ajudou a formar vários profissionais do mercado. Também é um entusiasta da comunidade de UX dando palestras e participando da organização de importantes congressos de UX, como o EBAI e o ILA18.
A Gateware, empresa de mais de 20 anos focada em TI, patrocinou a edição. O CEO da Gateware, Francisco Ferreira, destaca a importância da criatividade. “Para nós de TI, o livro agrega todas as funções que temos na empresa: Desenvolvedores Front
O livro estará à venda diretamente pelo site https://fundamentosdeux.c
e em breve nos melhores sites especializados.
Fonte: Smartcom
Imagens: Divulgação Fundamentos de UX: Conceitos e Boas Práticas