Devido ao sucesso de público, exposição do designer Zanini de Zanine é prorrogada até final de março.
Vista por mais de 20 mil pessoas, a Exposição Abraço será prorrogada até o final de março. A mostra reúne 27 peças do designer Zanini de Zanine, sendo dez desenhos inéditos: mesas, poltronas, banquetas, cadeiras e bancos – oriundos da madeira – matéria que assume cores e formas expressivas, conteúdo de valor na produção artística brasileira, e que ocupa a galeria do Espaço Kempinski Laje de Pedra.
Com identidade inquestionável a exposição aborda as influências do modernismo no desenho contemporâneo do designer, onde o artista traça um recorte na exploração de formas geométricas na madeira, matéria prima que assume real valor sentimental. Abraço busca, sobretudo, aproximar as pessoas, após um longo período de distanciamento social e busca, ainda, valorizar a pluralidade intelectual brasileira, investindo para que ela seja contemporânea, múltipla e criativa, adotando um modelo de maior subjetividade e propondo desfazer hierarquias e preconceitos estabelecidos. Abraço expressa a diversidade e surge refletida em um modelo artístico observado sob diferentes vertentes das relações humanas, de que os laços afetivos devem ser cuidados, demonstrados e acima de tudo, preservados.
A curadoria realizada por Zanini de Zanine propõe um diálogo entre as peças, e promove o questionamento entre realidade material, conceitual e afetiva e seus desdobramentos, trazendo uma reflexão estética de um legado intrínseco. As peças concebidas pelo designer são marcadas pela conexão entre tempo, cultura, tradição e sentimento, que na visão de Zanini, compreende e se confunde nos pontos em comum entre a história, arte e o design.
A exposição também reúne uma série de novas peças em madeira, oriundas de desenhos guardados em gavetas. Parte deste acervo constituído durante a pandemia e que poderá ser visto pela primeira vez. Destaque para a poltrona Abraço, que leva o nome da exposição e ganha contornos robustos e traços delicados, que remetem a um dos principais símbolos mundiais de afeto. Esta mostra é uma iniciativa da Terrano, indústria de mobiliário que produz todas as peças que ficarão expostas no Kempinski Laje de Pedra até 25 de março de 2023.
Imagens: Roberta Gewehr.