Para a Manufatti Revestimentos, design assinado por aflalo/gasperini arquitetos foi apresentado ao mercado durante a Expo Revestir 2023.
A inovação é um dos pilares que regem a atuação do escritório aflalo/gasperini arquitetos em seus 60 anos de história. Além de desenvolver projetos de arquitetura e urbanismo que dialogam com a cidade e as pessoas, está em busca sempre de inovação e desafios, os exemplos são a produção audiovisual assinada por Baba Vacaro, com o título “Retratos” que pode ser conferida no Youtube do escritório e a mais recente, o cobogó VES, desenvolvido para a Manufatti Revestimentos.
Versátil, o desenho da peça permite a criação de painéis com diferentes gamas de aberturas, além de proporcionar malhas simples ou complexas que resultam em efeitos únicos de luz e sombra. O produto foi lançado pela Manufatti Revestimentos na Expo Revestir 2023, maior feira de revestimentos da América Latina, que ocorreu entre os dias 14 e 17 de março, no Pavilhão São Paulo Expo.
“O cobogó foi desenvolvido a partir de um concurso interno aberto aos arquitetos e colaboradores do escritório, com o desafio de criar um modelo de cobogó especial que permitisse a composição de fachadas, considerasse a otimização na produção industrial e tivesse uma estética elegante e versátil” – Grazzieli Gomes, sócia-diretora do escritório.
A relação do escritório aflalo/gasperini arquitetos com peças e móveis assinados começou em 1952, quando os arquitetos Roberto Aflalo e Plínio Croce, da primeira geração da direção do escritório, se uniram a Miguel Forte, Jacob Ruchti, Carlos Millan e Chen Y Hwa e fundaram a marca Branco&Preto (1952 – 1970). O objetivo era oferecer uma alternativa ao mercado de mobiliário e decoração adotado na época em São Paulo, com desenhos refinados e matérias-primas nacionais. A marca operou de modo artesanal até o ano de 1970, e algumas destas peças são produzidas e comercializadas até os dias atuais.