Lançamento de A Grande Escola é a Cidade coloca em perspectiva mais de duas décadas dedicadas ao ensino de arquitetura e urbanismo.
Como fazer uma faculdade de arquitetura sem fins lucrativos e voltada para o interesse coletivo, para a melhoria das cidades brasileiras? Da formação de uma associação de professores demitidos após uma greve, em 1996, passando pelo acolhimento e apoio de figuras como Aziz Ab’Sáber, Domenico di Masi e Oscar Niemeyer, o livro A Grande Escola é a Cidade: 20 anos de uma faculdade de arquitetura no centro de São Paulo conta o surgimento da Escola da Cidade (2002) até os dias atuais, revisitando diferentes gerações de profissionais, docentes e formados, cuja atuação repercute no Brasil e no mundo.
A matéria-prima da publicação são documentos, depoimentos e entrevistas inéditos. Foram mais de 30 encontros, gravados pelo núcleo audiovisual da Escola, responsável também pelo levantamento e seleção das imagens que ilustram uma linha do tempo. Os professores Alexandre Benoit e José Paulo Gouvêa coordenaram a pesquisa do livro, o laboratório de Design (coordenado pelos professores Celso Longo e Daniel Trench) assina o projeto gráfico e a edição é da Editora Escola da Cidade.
A edição é fruto de um desejo antigo, e de uma difícil missão, de resgatar a origem de uma história ainda em curso, com inúmeras versões e, principalmente, incontáveis e importantes personagens. Todas, todos e todes, docentes, discentes e colaboradores, contribuíram para a construção de uma nova realidade tendo como ponto de encontro a Rua General Jardim, nº 65, no coração da metrópole.
O livro A Grande Escola é a Cidade: 20 anos de uma faculdade de arquitetura no centro de São Paulo foi lançado no dia 1º de abril, na Escola da Cidade. Na ocasião, foi inaugurada uma exposição com o material audiovisual que integra o livro.
Adquira a edição AQUI!
Fonte: Escola da Cidade