IMG Easy Resize com

A multifuncionalidade do vidro canelado

Com ampla gama de aplicações e características distintas e versáteis, o vidro canelado tem sido escolha popular entre arquitetos e designers de interiores.

 

O uso do vidro canelado viabiliza uma extensa possibilidade de aplicação do vidro em projetos arquitetônicos, garantindo a passagem de luz e, ao mesmo tempo, privacidade aos ambientes. Muito procurado por profissionais nas décadas passadas, hoje sua aplicação é retomada em projetos contemporâneos de maneiras variadas, podendo estabelecer limites necessários e ainda permitir fluidez de circulação e permeabilidade visual.

As texturas criadas pelo vidro canelado adicionam interesse visual a estrutura arquitetônica. As ondulações que o caracterizam são obtidas a partir do processo de estiragem do vidro liso, o que permite uma fragmentação da imagem que atravessa a superfície em faixas verticais ou horizontais, dependendo de sua orientação.

 

Cópia de apto joao moura PROTOSTUDIO Easy Resize com

Cópia de apto joao moura PROTOSTUDIO Easy Resize com
Neste projeto assinado pelo escritório Prototype, além de compor as divisórias do banheiro da suíte principal, o vidro canelado também foi escolhido para as portas dos armários da cozinha, tanto no lado voltado para a sala, como no voltado para a própria cozinha. Fotografia: Maíra Acayaba.

 

Exatamente nesta distorção que reside muito de seu valor, tornando-o versátil à vários usos: como divisória, de forma isolada ou em composição com outros materiais, como porta de armários e móveis, como elemento decorativo ou estrutural, e como difusor de luz, assegurando redução de brilho e ofuscamento. Além de um clássico divisor de ambientes, pode ser aplicado em paredes, fachadas ou claraboias e oferecer também algum grau de isolamento térmico e acústico, dependendo da sua espessura e do tipo de instalação.

 

MontBlanc RenatoMendonça R Aurélia (RafaelRenzo) Easy Resize com
Com o objetivo de evitar a perda da iluminação natural que chega à cozinha a partir da área de serviço, foi instalada uma porta de correr em alumínio preto e vidros canelados na passagem entre os dois ambientes neste projeto do escritório Renato Mendonça Arquitetura. A percepção de um ambiente leve e iluminado é realçada a partir da escolha de revestimentos e elementos claros no ambiente da cozinha. Fotografia: Rafael Renzo.

 

IMG Easy Resize com
O projeto, proposto pela Numa Arquitetos como um espaço transformável a partir da manipulação das divisórias articuladas, permite ora a fluidez da circulação, como uma grande praça que expande o campo do aprendizado, ora os limites físicos para salas independentes, mantendo a interface entre interior e exterior a partir do uso do vidro canelado. Fotografia: Divulgação.

 

Na função decorativa, se tornam luminárias e pendentes, mesas e tampos para móveis, dentre outros. Aquém da estética deste vidro, que está entre seus principais benefícios já que se adapta facilmente a diversos estilos de decoração, o vidro canelado não costuma reter sujeira e nem marcar os dedos com o toque no dia a dia.

 

Kiko Salomao Fran Parente IMG Easy Resize com
O projeto do escritório Kiko Salomão para a área presidencial do Bic Banco foi concebido a partir de uma ampla pesquisa de materiais, que resultou na escolha de quatro elementos principais: Limestone; elementos vazados; uma malha metálica com pintura especial e divisórias compostas por um sanduíche de vidro canelado e liso, emolduradas por pórticos de mármores. Fotografia: Fran Parente.

 

EM FS Easy Resize com
A sala de reunião deste escritório foi projetada por FS Arquitetura de forma integrada ao ambiente de trabalho a partir de divisórias que ficam abertas durante o dia e podem ser fechadas para receber clientes ou fornecedores. O vidro canelado foi disposto na parte central da divisória para garantir maior privacidade para as reuniões, enquanto o vidro liso na base e no topo permite uma maior visibilidade dos ambientes. Fotografia: Eduardo Macarios.

Compartilhe este post