Apartamento explora o pé direito duplo, iluminação natural e um décor contemporâneo pautado no prazer de receber familiares e amigos
Com uma planta de 360m², este apartamento localizado no interior de São Paulo recebeu um detalhado projeto de arquitetura de interiores, com poucas – mas cruciais – alterações de planta. Capitaneado pela arquiteta Patricia Penna, do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design, o resultado exibe a atmosfera perfeita para o casal que ressaltou seu apreço pela arte de receber familiares e amigos.
Com a reforma, o imóvel recebeu elementos sofisticados e, ao mesmo tempo, contemporâneos. Para o décor, o projeto se pautou em elementos de base neutra com a inserção de pontos de cor e um leve contraste por meio de elementos como tapetes, objetos decorativos e a curadoria de arte.
“Para atender o desejo de reunir convidados nas mais diversas ocasiões, nossa proposta foi trabalhar a integração da área social. Alcançamos uma ambiência muito fluida, tranquila e acolhedora” – Patricia Penna.
Na área social a arquiteta combinou materiais como algodão, linho e veludo para os sofás, chaises, poltronas e pufes. A sala de estar reflete uma mescla entre a sobriedade do cinza e o amadeirado que reveste a parede e a marcenaria planejada. Multifuncionais, ao centro os pufes podem exercer a função de apoio, bem como serem deslocados de acordo com a preferência e a comodidade do casal e seus recepcionados.
Um ponto mandatório do projeto era a proposição de uma cozinha funcional e bem equipada. Integrada com o jantar, o balcão que também atua como espaço para refeições cotidianas e apoio para aperitivos, drinques, louças e o menu escolhido para servir os convidados, é acompanhado por banquetas altas. Com a predominância do gradiente de cinza, o toque de cor foi exaltado pela vivacidade do amarelo, eleito como a cor do 2021 pela Pantone, e escolhido para as portas de vidro que integram a marcenaria dos armários aéreos. Sobre a bancada em “L”, foram acoplados o cooktop e a cuba dupla com torneira gourmet.
O pé direito duplo do living e sala de jantar, que agracia os ambientes com generosa iluminação natural por meio das grandes esquadrias, foi valorizado pelos longos xales em linho natural, que servem de moldura para a vista da varanda. Para os momentos de insolação direta, persianas motorizadas podem sem acionadas trazendo conforto para os moradores, além de proteção para moveis, obras de arte e tapeçarias. A área do jantar, conectada à cozinha e a poucos passos do espaço gourmet – muito bem equipados –, foi trabalhada em nuances de cinza e madeira natural, evidenciando as formas orgânicas dos pendentes, cadeiras e mesa. Numa longa prateleira metálica, instalada em toda extensão do living, são exibidas as obras de arte preferidas dos moradores.
Totalmente associada ao setor social do apartamento, a varanda é um refúgio especial para os moradores. A natureza foi trazida pela arquiteta com o paisagismo que implantou um jardim vertical para acompanhar o pé direto duplo, uma ode à contemplação junto com o skyline que a posição e o andar permitem visualizar. Os sofás acompanham as paredes que delimitam a área externa e são complementados por almofadas e pufes coloridos. “Investimos em um mobiliário mais descontraído e que possibilita aos moradores uma disposição interativa, de acordo com a vontade deles”, relata Patricia. Ao fundo, o SPA que também tem vista privilegiada, é perfeito para os momentos de relaxamento.
Avançando para o setor íntimo, os dormitórios receberam piso de madeira ebanizada, procedimento estético que consiste no escurecimento da matéria-prima. Nas instalações para os hóspedes, praticidade e elegância acompanharam a inspiração hoteleira. Já na suíte máster, a contemporaneidade seguiu a proposta de todo imóvel em uma estrutura que revela um ambiente convidativo e receptivo para os momentos de descanso. A decoração contou com camurça e lâmina natural de madeira, seguindo uma paleta de tons sóbrios.
Para completar a suíte máster, um closet muito bem planejado foi instalado para atender às demandas do casal. Com preciosismo, a área do toucador é composta por uma bancada suspensa, executada em estrutura metálica e vidro, que permite visualizar o conteúdo das gavetas, além de prateleiras suspensas e generoso espelho.
O banheiro da suíte master foi idealizado com duas cubas e uma área reservada para o ‘spa’. O box, sem arremates aparentes, isola a área de banho com duas duchas de teto. Mais ao fundo, a área da hidromassagem recebe generosa iluminação natural e ainda foi equipada com uma TV.
Fonte: Patrícia Penna Arquitetura & Design
Foto: Leandro Moraes