Imagens SITE Easy Resize com

Amsterdã inaugura ponte impressa em 3D

Primeira no mundo, ponte conta com uma rede de sensores que permitem monitorar mudanças como vibração, temperatura e interação do público

 

Uma ponte para pedestres impressa em 3D projetada por Joris Laarman e construída pela empresa holandesa de robótica MX3D foi inaugurada em Amsterdã, Holanda, seis anos após o lançamento do projeto. A impressão levou cerca de seis meses para ficar pronta.

Localizada no canal Oudezijds Achterburgwal, na Red Light District da cidade, a ponte tem 12 metros de comprimento, pesa 4,9 toneladas e foi fabricada com hastes de aço inoxidável por braços robóticos de seis eixos com equipamentos de soldagem.

Mais de uma dúzia de sensores ligados à ponte após a impressão ser concluída monitorarão a tensão, o movimento, a vibração e a temperatura em toda a estrutura à medida que as pessoas passam por cima dela e o clima muda. Esses dados serão alimentados em um modelo digital da ponte.

 

ponte amsterdam d

ponte amsterdam d

ponte amsterdam d

 

A estrutura é um grande marco tecnológico, visto que nunca existiu uma peça de metal impressa em 3D capaz de lidar com tráfego de pedestres. Sua forma curva em forma de S e balaustradas com perfurações em forma de treliça foram projetadas usando um software de modelagem paramétrica.

A equipe por trás do projeto afirmou que a técnica mostra como a tecnologia de impressão 3D pode levar à construção de estruturas mais eficientes e sustentáveis. “Ao intensificar nosso jogo e a vontade de fazer mudanças como designers e engenheiros, podemos trazer a inovação necessária para fazer a diferença no ambiente”, afirma o engenheiro Stijn Joosten.

 

ponte amsterdam d

ponte amsterdam d

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: MX3D

Imagens: Adriaan de Groot, Jande Groen, Thijs Wolzak e divulgação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest