Gaetano Pesce at workingallery (ph Olga Antipina)

Arquiteto e designer Gaetano Pesce, criador da poltrona UP, morre nesta quinta-feira, aos 84 anos

Com uma visão humanista que estabelecia conexões entre o homem e a sociedade, Gaetano estabelecia a arte como produto, uma resposta criativa às necessidades do tempo em que vivemos

 

O cenário artístico contemporâneo perde hoje um de seus mais criativos e inovadores representantes: morre em Nova York, aos 84 anos, o arquiteto e designer italiano Gaetano Pesce, tido como um dos mais brilhantes de sua geração. Ícone do design contemporâneo mundial, Gaetano deixa uma marca na paisagem cultural, criador do “discurso do malfeito” e de móveis transformados em objetos políticos.

“É com o coração partido que anunciamos o falecimento do criador visionário Gaetano Pesce. Ao longo de seis décadas, Gaetano revolucionou os mundos da arte, design, arquitetura e os espaços liminares entre essas categorias. Sua originalidade e coragem não são igualadas por nenhum”, diz comunicado divulgado por meio de uma publicação no Instagram do profissional, nessa madrugada.

De acordo com a postagem, o profissional lidava com retrocessos relacionados à saúde, especialmente no último ano. Porém, o italiano “permaneceu positivo, brincalhão e sempre curioso. Ele deixa seus filhos, família e todos os que o adoravam. Sua singularidade, criatividade e mensagem vivem através de sua arte”.

 

Gaetano Pesce at workingallery (ph Olga Antipina)
Gaetano Pesce / Fotogragia: Olga Antipina

 

Vida e Obra

Gaetano nasceu em 1939 e estudou no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza, entre 1958 e 1963, onde viveu e trabalhou entre a capital do Vêneto e Pádua. Durante quase três décadas, também deu aulas em Estrasburgo, Pittsburgh, Milão, Hong Kong, São Paulo e Nova York, onde se estabeleceu nos anos 1980.

 

gaetano pesce designer contemporaneo casacor Rich Staplethon () Easy Resize com
Exposição “Dear Future” para a The Future Project contendo várias das criações do italiano / Fotografia: Rich Stapleton

 

Ele foi participante do Gruppo N, coletivo inspirado na Bauhaus. Além de suas contribuições para o mundo do design e artes plásticas, Gaetano também deixou um legado duradouro na arquitetura, em projetos como o Organic Building, de 1989, projetado em Osaka, no Japão. Seu exterior é coberto com grandes vasos de aço com acabamento vermelho e mais de 80 tipos de plantas nativas.

 

organic building osaka Easy Resize com

media Organic building Easy Resize com
Organic Building em Osaka, Japão / Fotografia: Hiromitsu Morimoto

 

Mas talvez a criação mais emblemática de Pesce seja a poltrona UP 5 (Mama ou Donna), de 1969, lançada em 1969, na Feira de Móveis de Milão, pela marca C&B (que hoje chama-se B&B Italia). A peça não apenas marcou um momento significativo no mundo do design, mas também se tornou um símbolo contra as opressões tradicionais impostas às mulheres.

Pesce a criou com o intuito de passar uma mensagem política ao adotar uma forma inspirada pela morfologia feminina. A ideia era gerar uma provocação à condição das mulheres, que sofriam, e ainda sofrem, com o preconceito e desigualdade. Na sua criação, a peça desenhada por Pesce, era embalada a vácuo e auto-inflável. Sua descompactação tornou-se uma apresentação, uma performance incomparável e surpreendentemente emocional à medida que cada peça crescia e se transformava em uma forma final e completa.

Posteriormente, a Up5 evoluiu para a Serie Up – uma coleção de seis poltronas e sofás Up. Em 2019, a peça completou 50 anos desde seu lançamento e a B&B Italia celebrou este feito lançando novas opções de cores, como esta edição especial listrada, em bege e verde petróleo, referindo-se à paleta de cores original em 1969.

 

bb italia

bb italia
Poltrona UP 5 / Divulgação

 

Com uma visão humanista que estabelecia conexões entre o homem, a sociedade e o tempo em que vive, Gaetano privilegiava seu “discurso do malfeito”, em que produtos de design podiam ser realizados por mão-de-obra não especializada, dando margem a erros. “Quando se pretende esconder os defeitos, cria-se uma beleza abstrata e vazia”, pontuava.

Seus designs premiados incluem o prestigiado Prêmio Chrysler de Inovação e Design em 1993, o Architektur e Wohnen Designer do Ano em 2006 e o ​​Prêmio Lawrence J. Israel do Fashion Institute of Technology de Nova York em 2009.

A obra de Pesce está presente em mais de 30 coleções permanentes dos museus mais importantes do mundo, como o MoMa de Nova York e São Francisco, o Metropolitan Museum de Nova York, o Vitra Museum da Alemanha, o Victoria and Albert Museum de Londres, o Pompidou Centre e o Musee des Arts Décoratifs do Louvre em Paris; ele expõe arte em galerias de todo o mundo.

 

 

 

 

Compartilhe este post