Imagens SITE Easy Resize com

Arquitetos da Cidade: 2° edição destaca trajetória do gruposp

Coleção Arquitetos da Cidade traz em sua segunda edição projetos selecionados do escritório de arquitetura gruposp.

 

O segundo livro da Coleção Arquitetos da Cidade, que elucida o destaque de escritórios brasileiros no enfrentamento dos desafios inerentes à cidade contemporânea, traz o trabalho do escritório gruposp, coletivo de arquitetura com destaque no cenário nacional e internacional, que pela primeira vez apresenta seu trabalho reunido em publicação específica.

Dos 78 projetos realizados em 15 anos de atuação do escritório de arquitetura fundado por Alvaro Puntoni e João Sodré, nove foram os escolhidos pela organizadora Marta Bogéa na primeira publicação dedicada ao escritório, a Coleção Arquitetos da Cidade – gruposp, feita em parceria entre a Editora Escola da Cidade e as Edições Sesc São Paulo.

O primeiro dos projetos apresentados no livro, de 2013, propõe a criação de um “Museu Difuso e Urbano” para o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). Outros projetos institucionais também estão incluídos na publicação: a Escola Estadual Jd. Tatiana (2006-2009), na cidade de Votorantim (SP); a sede nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Brasília, (2008-2010), projeto vencedor do concurso público; e a sede da unidade do Sesc Limeira, realizada em parceria com José Paulo Gouvêa e Pedro Mendes da Rocha, também vencedora de concurso nacional.

Em relação aos projetos residenciais, são apresentadas propostas para habitações coletivas, como a Moradia Estudantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Osasco e São José dos Campos (2015); o Edifício Simpatia (2007-2010), localizado na Vila Madalena, em São Paulo. A elas se somam três casas, localizadas nos bairros do Morro do Querosene e Jardim Paulistano, na capital de São Paulo, e na cidade de Itu, que também têm em comum o olhar sobre a topografia dos terrenos e o diálogo com o espaço público.

O volume conta com colaborações de Angelo Bucci e Jorge Figueira, além de entrevista com Alvaro Puntoni e João Sodré, que coordenam o escritório, conduzida por Marta Bogéa, Mônica Junqueira (professora da FAU-USP) e Pedro Kok (fotógrafo), num diálogo sobre as perspectivas da dupla e sua prática, dando ênfase às colaborações e parcerias, e à construção de um legado propositivo para a arquitetura nas cidades, como a participação do escritório na XVI Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2018, numa exposição que discutia a radicalidade dos “espaços sem nome” da arquitetura brasileira como locais de encontro.

 

Col Arq da Cidade GRUPOSP x

 

Sobre a Coleção
A série Arquitetos da Cidade pretende registrar e divulgar o trabalho de arquitetos cujas ações não perdem a oportunidade de concretizar uma gentileza urbana, ou seja, de qualificar o espaço público com ações positivas. A série busca mostrar projetos que entendem que a arquitetura urbana é arte complexa, determina o desenho da paisagem, influi nas relações sociais e qualifica o espaço para as pessoas. O primeiro livro da série foi dedicado ao escritório paulistano SIAA, lançado em dezembro de 2021 e organizado por Francesco Perrotta-Bosch.

Sobre a organizadora
Marta Bogéa é professora associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, no departamento de projeto. É livre-docente (FAU-USP, 2018); doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP, 2006); mestre em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1993); arquiteta-urbanista (UFES, 1988). Atualmente é Vice-diretora do Museu da Arte Contemporânea da USP (2020-2024).

Acesse AQUI

 

 

 

 

Fonte: Escola da Cidade
Imagem: Divulgação

Compartilhe este post