Imagens SITE T Easy Resize com

AWBQ lança catálogo para promover práticas inclusivas nas cidades

Dirigido a profissionais de design, organizações comunitárias e partes interessadas em desenvolvimento urbano, catálogo examina intervenções em várias escalas.

 

A Arquitetura Sem Fronteiras Quebec (AWBQ) tornou público o catálogo de práticas “Architecture + Homelessness: Inclusive Practices for a Supportive City” (Arquitetura + Sem-teto: Práticas Inclusivas para uma Cidade Solidária). A publicação, disponível publicamente em inglês e francês, foi criada para incentivar práticas de arquitetura e design que têm o potencial de contribuir para o bem-estar de pessoas em situação de rua. O catálogo faz parte de um projeto de pesquisa em andamento iniciado pela AWBQ e apoiado pelo Governo de Quebec e pela Cidade de Montreal.

 

awbq releases the architecture plus homelessness catalog to promote inclusive practices in cities () Easy Resize com
Página do catálogo “Arquitetura + Sem-teto” / Cortesia AWQB

 

À medida que as cidades experimentam taxas crescentes de falta de moradia, agravadas pela pandemia e pelas crises habitacional, migratória e climática, tornou-se cada vez mais importante criar uma arquitetura envolvente que crie um ambiente urbano mais inclusivo e solidário. O catálogo pretende tornar-se um recurso abrangente para este fim, incentivando intercâmbios interculturais e inspirando esforços coletivos para apoiar pessoas em situação de rua ou que estão em risco.

 

awbq releases the architecture plus homelessness catalog to promote inclusive practices in cities Easy Resize com
Sem-teto acampados na Praça Ramos de Azevedo – São Paulo / Eric Sacco

 

O material contém os resultados do primeiro ano do projeto de pesquisa-ação “Montreal Supportive City Through Design and Architecture”. Ele é dirigido a profissionais de design, organizações comunitárias e partes interessadas em desenvolvimento urbano que podem desempenhar um papel em equipar melhor as cidades para atender às necessidades das pessoas. Com base em uma revisão da literatura existente, o catálogo examina intervenções em várias escalas, da cidade ao design de objetos. Mais de sessenta práticas são listadas e agrupadas em cinco categorias principais para ilustrar vários projetos inspiradores.

A AWBQ está trabalhando com um comitê consultivo interdisciplinar de uma dúzia de especialistas e com o apoio de vários colaboradores de pesquisa. Além disso, dentro do tema da pesquisa, um colóquio está sendo realizado em Montreal no dia 22 de novembro, abordando o tema “Habitar a cidade além da moradia”. Vários painéis e oficinas discutirão temas como acampamentos urbanos e acesso ao espaço público.

 

awbq releases the architecture plus homelessness catalog to promote inclusive practices in cities Easy Resize com
Alexandria Park / Cortesia de Lehrer Architects

 

O tema dos sem-abrigo tem sido difícil no campo da arquitetura e do design, com vários profissionais e escritórios a trabalharem para mudar as práticas comuns de projetos excludentes para intervenções mais inclusivas. Em 2022, o município de Nova York anunciou uma iniciativa para converter hotéis subutilizados ou vagos em moradias acessíveis e de apoio, em uma tentativa de enfrentar a crise habitacional. Da mesma forma, a Lehrer Architects projetou uma pequena vila natal para moradores de rua em Los Angeles como parte de uma colaboração para criar um protótipo para formatos de moradia de transição.

awbq releases the architecture plus homelessness catalog to promote inclusive practices in cities Easy Resize com
Crest Habitação – Michael Maltzan / Iwan Baan
Fonte: Archdaily – Maria-Cristina Florian

Compartilhe este post