Com 22 mil m2 de construção, local tem projeto arquitetônico assinado por Ruy Ohtake. Além da infraestrutura pensada na formação profissional de alta qualidade em teatro, música e dança, a Praça oferece cursos, workshops e apresentações artísticas.
Às margens da rodovia Castelo Branco – uma das principais rodovias do país, uma infraestrutura moderna, curvilínea e de cor predominantemente amarela chama a atenção de quem passa: é o novo complexo cultural Praça das Artes, localizado em Barueri (SP). O lugar, recém-inaugurado, tem potencial para se tornar um dos mais requisitados do roteiro artístico, arquitetônico, turístico e cultural do país.
Projetado por Ruy Ohtake (1938-2021), uma das principais referências em Arquitetura do Brasil e do mundo, o último trabalho do profissional, a Praça das Artes, foi criada para ser uma área de experimentação, intercâmbio, formação e difusão de arte e cultura, ou seja, um lugar de convívio e de troca de conhecimentos.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, a cidade sempre buscou valorizar e democratizar o acesso à arte, por meio de cursos, palestras, formação profissional ou de apresentações artísticas. “No entanto, precisávamos de uma estrutura adequada para receber espetáculos e unir todas as disciplinas artísticas que estavam pulverizadas na cidade, assim valorizando ainda mais os talentos que temos na região.
A Praça tem uma infraestrutura que permite a troca e interação entre os alunos de diferentes modalidades e se consolida como centro de preparo, ensino e apresentação da arte” – Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri.
O complexo tem 22mil m2 de área construída distribuída em cinco pavimentos, sem contar o mezanino e tem capacidade de atender 10 mil alunos nos cursos de dança, teatro, música e artes visuais, entre outras atividades artísticas. As salas de música estão equipadas para aulas individuais e coletivas. “A Praça tem uma estética moderna, que aproveita a luz natural na maior parte dos seus espaços. A área externa, de quase 2 mil m2, já recebeu espetáculos, como o ballet aéreo e apresentações de dança. O complexo ainda possui um palco aberto, que foi projetado para apresentações gratuitas que podem ser assistidas de qualquer um dos andares”, diz Jean.
Um espaço do centro cultural que merece destaque é o teatro: com capacidade para 963 pessoas, contempla palco de 490 m2, um dos maiores do Brasil, fosso para orquestra com até 80 músicos, cenário, backstage, foyer térreo e superior. A estrutura, desenvolvida com iluminação e acústica de última geração, está preparada para receber grandes espetáculos.
Ecossistema das artes
A Praça das Artes está ingressando no circuito nacional das principais apresentações artísticas – em um mês trouxe uma série de atrações, entre eles, Zizi Possi, o maestro João Carlos Martins e o espetáculo Barnum.
Além dessa frente, a Praça é um centro de excelência para formação artística profissional e, hoje, conta com 755 alunos de música, dança e teatro. ”A Praça das Artes, vem para somar e ampliar o atendimento já existente. Hoje, atendemos cerca de 6 mil alunos em diversas estações culturais localizadas nos bairros da cidade. Com a Praça, vamos ampliar esse atendimento em 70% já neste ano”, explica o secretário de Cultura.
Para 2023, já estão abertas 4863 novas vagas na Praça das Artes, o objetivo é chegar a 10 mil quando o novo complexo cultural estiver operando com toda sua capacidade, em cinco modalidades: dança, música, teatro, artes visuais e circo. Com a inauguração da Praça, Barueri contará com mais 278 turmas de formação profissional e será palco de cursos, palestras e workshops.
A Praça das Artes em números
- Área construída: 22 mil m2
- 1 Teatro para 963 pessoas e com capacidade para uma Orquestra de 80 músicos;
- 1 Palco aberto
- 1 Auditório para 130 pessoas;
- Espaços Multiculturais espalhados pelos andares;
- Espaço de Convivência;
- 12 Salas de Aula para Música;
- 12 Salas de Aula para Oficinas de Artes Visuais e Plásticas;
- Local aberto para Oficinas de Cenários, Figurinos e Artesanato;
- 5 Salas de Aula de Dança;
- 3 Salas de Aula de Teatro;
- 1 Sala Multimídia;
- 1 Espaço de Leitura;
- 6 Salas para Meetings e Palestras;
- 283 vagas de estacionamento para carros e motos
- 42 vagas para bicicletas
- Local com acessibilidade.
- 278 novas turmas de formação profissional para 2023, com 4863 alunos
Serviço
Praça das Artes
Local: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, no Jardim dos Camargos, 225 – Jardim dos Camargos, Barueri
Horário de funcionamento dos cursos e oficinas: Segunda a sexta – 08:00–17:00
Horário de funcionamento para as apresentações artísticas: verifique a programação no Guia Cultural de Barueri.
Fonte: GBR
Imagens: Divulgação