Lia Siqueira, Jader Almeida e Roca + João Armentano são condecorados pela premiação global de design
O prêmio internacional Red Dot Design Award contempla os melhores produtos do ano, seja pela estética, funcionalidade ou inovação. A edição 2021 premiou peças assinadas por nomes da arquitetura e design brasileiros. Confira abaixo os destaques:
Inspirado no ritmo, no raciocínio arquitetônico e na arte, o Aparador Horizonte de Lia Siqueira para a ETEL– uma das principais marcas de design brasileiro que preza pelo fazer artesanal e pelo uso de matérias-primas preciosas– surgiu da união entre ritmo e ação, uma série de repetições transformada em uma estrutura harmônica e homogênea. O exercício linear modelado em triângulos, possibilitou a construção de gavetas invisíveis, usando a técnica sofisticada de marcenaria. A sensação é que o aparador flutua no horizonte.
A Cadeira Olive assinada por Jader Almeida reafirma sua individualidade com sua geometria sofisticada e elegante, criada a partir de um inusitado jogo de apoios feitos de metal fundido, em uma composição harmônica de materiais como a madeira e o couro.O assento estofado e o encosto da peça resumem o ápice do aconchego. A edição marca o 72º reconhecimento da carreira de Jader Almeida e o quinto prêmio recebido na sexagenária competição.
A Roca, referência mundial na área de banheiros, destaca-se no famigerado Red Dot Design Award devido à excelência de suas coleções assinadas. Nesta edição, as cubas Horizon Skyline 800 e Horizon Geometric, ambas pertencentes à coleção Horizon, concebida pelo arquiteto João Armentano, foram premiadas. Composta por seis modelos de cubas de sobrepor, a linha é referenciada por sua estética minimalista, robustez em formas geométricas e harmoniosa combinação entre luzes e sombras. Por meio de linhas expressivas e assimétricas, conquista-se um desenho único através do jogo de luzes e sombras. Ideal para projetos de banheiros que unam estética e praticidade, a peça a combina identidade do traçado de Armentano à praticidade de funcionamento, uma vez que a saída de água permanece discreta, com apenas uma linha precisa para canalizar a água.
Por Redação
Imagens: Divulgação