brasilia

Brasília ganha mostra digital através do Google Arts & Culture

Mais de quatro mil imagens históricas, 200 obras de arte digitalizadas e tours virtuais por museus da cidade retratam a cidade e sua simbólica arquitetura

 

Brasília é a cidade construída de escalas. Camadas de experimentação, vivências e contemplação. Ao longos do seus 60 anos, o Plano Piloto foi se formando a partir da costura do projeto urbanístico de Lúcio Costa com as arquiteturas dos diversos profissionais com obras construídas na cidade, sempre atendendo a diretriz primeira da nova capital: a vivência através de múltiplas escalas e camadas.

O Google Arts & Culture lançou na última quinta-feira, 11 de novembro, a mostra on-line inédita em homenagem à cidade de Brasília, em retrato a sua icônica arquitetura modernista e cena cultural. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1987, Brasília é a primeira cidade da América Latina a ter uma exposição dedicada no Google Arts & Culture, seguindo os passos de outras grandes cidades também reconhecidas por sua riqueza cultural, como Parma, na Itália, e Pittsburgh, nos EUA.

A mostra tem curadoria e colaboração de instituições parceiras como o Museu Nacional da República, o Arquivo Público do Distrito Federal, o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Museu da Câmara dos Deputados, o Supremo Tribunal Federal e outras 15 instituições sediadas em Brasília. A coleção “Brasília: Um sonho construído” apresenta passeio imersivo pelo passado e presente da capital desenhada por Oscar Niemeyer e planejada por Lúcio Costa, através do acervo de 100 exposições virtuais com quatro mil imagens históricas, além dos detalhes de 200 obras de arte digitalizadas em altíssima resolução, tours virtuais em 360° pelos principais museus da cidade e recursos educativos.

 

brasilia

Museu x
Museu © Joana França, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal

 

Graças à tecnologia de Art Camera, imagens de mais de 200 obras de artes foram capturadas em ultra resolução, possibilitando visão mais detalhada das pinceladas de cada artista, entre elas estão “Buffalo e os Siouxies”, de Alice Lara, e a aquarela “Sem-título” (1955) de Anita Malfatti, ambos expostos no Museu Nacional da República, cujo acervo on-line também conta com outras 100 obras de arte digitalizadas, de artistas modernistas e contemporâneos.

 

Tile Panel at the Green Hall at the National Congress x Easy Resize com
Painel de Azulejos Salão Verde, Câmara dos Deputados, por Athos Bulcão.

 

Untitled Easy Resize com
Sem Título, por Emiliano Di Cavalcanti, Centro Cultural Banco do Brasil Brasília © Google Arts & Culture

 

Por meio de imagens do Google Street View, os visitantes poderão também percorrer os corredores de seis museus e prédios da capital por meio de tours virtuais em 360°, entre eles o Museu de Valores, Centro Cultural Três Poderes e a Câmara dos Deputados. Será possível também visitar instituições como a Biblioteca Pública de Brasília, que reúne as comunidades brasilienses com programação desde o ano de sua fundação, ou ao Complexo Cultural de Samambaia, um farol da cultura brasileira que organiza festivais e eventos.

“Seu plano urbano, a efervescência da sua cena artística e os traços modernos marcantes da capital do Brasil, um dos marcos arquitetônicos mais importantes do planeta, estão, agora, acessíveis para amantes da cultura no mundo inteiro que queiram conhecer ou descobrir em um só lugar os tesouros que fazem dessa cidade um incrível museu a céu aberto” – diz Luisella Mazza, diretora global  de operações do Google Arts & Culture.

Catedral x
Catedral © Bento Viana, Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal

 

Itamaraty Detalhes do Pilar Bento Viana from the collection of Instituto dos Arquitetos do Brasil Departamento Distrito Federal x Easy Resize com
Itamaraty – Detalhes do Pilar © Bento Viana, da coleção do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal

 

 

ACESSE AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Google Arts & Culture

 

 

Compartilhe este post

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest